Pular para o conteúdo principal

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.


CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR.
NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO.

"O QUE EU POSSO FAZER
UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO?
DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS
QUE SOB A LUZ DA LUA
OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS".
Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico.
Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão", ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés"

"NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ!
NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ!
NINGUÉM É GENTE!
NORDESTE É UMA FICÇÃO! NORDESTE NUNCA HOUVE!
NÃO! EU NÃO SOU DO LUGAR DOS ESQUECIDOS!
NÃO SOU DA NAÇÃO DOS CONDENADOS!
NÃO SOU DO SERTÃO DOS OFENDIDOS!
VOCÊ SABE BEM:
CONHEÇO O MEU LUGAR"!
Nessa passagem Belchior deixou na entrelinhas que Euclides da Cunha estava certo: "O sertanejo é, antes de tudo, um forte". Apesar da discriminação conseguiu vencer os obstáculos sem precisar negar sua origem nordestina.
Sua Áurea nortista, forte, não deixou que as pessoas impedissem seu sucesso: "Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Belchior fez questão de ratificar o orgulho de ser nordestino: "Eu não sou do lugar dos esquecidos"! "Condenados"! "Ofendidos"
"Conheço meu lugar"! Lógico, que está se referindo ao nordeste, sua terra, lugar de homens fortes.

EM OUTRA CANÇÃO, BELCHIOR FALA SOBRE O SOFRIMENTO QUE PASSOU EM SÃO PAULO:
"VELOSO, O SOL NÃO É TÃO BONITO PRA QUEM VEM DO NORTE E VAI VIVER NA RUA".
CLIK NO LINK, CONHEÇO O MEU LUGAR, OUÇA E PRESTE ATENÇÃO NA BELA LETRA DO NOSSO POETA BELCHIOR.



Comentários

  1. Passarinho preso canta ..canta preso passarinho mas nao e fe alegria e de saudade do ninho

    ResponderExcluir
  2. “Era uma vez um homem e seu tempo... (Botas de sangue nas roupas de Lorca). Olho de frente a cara do presente e sei que vou ouvir a mesma história porca. Não há motivo para festa: ora esta! Eu não sei rir a toa!”

    Neste verso Belchior faz alusão a um fato histórico – o assassinato de Frederico Garcia Lorca pelos nacionalistas ou falangistas que, vitoriosos deram a Francisco Franco as condições para conduzir uma ditadura fascista por 36 anos. Com este fato, Belchior faz uma analogia entre a ditadura franquista e a ditadura militar brasileira, ambas, segundo ele “histórias porcas”, no sentido de construírem mentiras para uma série de torturas, desaparecimentos e assassinatos.

    Isto está explícito na música, porque não mencionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA NÃO EXTENDER MUITO O TEXTO.
      DIFÍCIL ABORDA EM POUCAS PALAVRAS PARA AS PESSOAS ENTENDEREM.

      Excluir
    2. OBRIGADO JORGE!
      VOCÊ EXPLICOU DE FORMA BEM CLARA.
      DEIXOU A POSTAGEM COMPLETA.

      Excluir
    3. Pesquisei esse trecho para entender e não achei nada. Finalmente entendi. Valeu!!!

      Excluir
  3. Eu estava buscando exatamente o significado das "roupas de Lorca". Obrigado ao autor pelo texto, e ao colega pelo comentário adicional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e