
"Se dou esmolas aos pobres, todos me chamam de santo. Mas quando pergunto por que são pobres, me chamam de comunista". (Hélder Câmara)
A História mostra que a Instituição Religiosa denominada Igreja Católica Apostólica Romana tem uma trajetória manchada de podridão, atitudes e ligações obscuras. Felizmente dentro deste contexto de podridão e obscuridade, encontramos exceções. Dentre essas, podemos destacar sem medo de errar, Dom Hélder Câmara e Irma Dorothy. Na contramão da instituição, Dom Hélder Câmara agiu e lutou literalmente contra as injustiças sociais. Sua luta não dava ênfase a filantropia, questionava diretamente o sistema, o regime militar, os privilégios de poucos em detrimento de muitos.
A frase do pôster e a que dá início ao texto, resume e mostra claramente sua posição política e sua sensibilidade perante as macelas sociais.

Irmã Dorothy não te levaram não!! Ficaram seu exemplo de luta, sua sensibilidade social e suas ideias. "Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar."
Defensora de uma reforma agrária justa e consequentemente, mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas, na busca de soluções para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica. Infelizmente, Irmã Dorothy foi assassinada com seis tiros, um na cabeça, aos 73 anos de idade em 2005.
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.