Atualmente parece loucura, mas torna-se eunuco, ou seja, castrar-se parcialmente ou totalmente já foi meio de vida, uma profissão. A tradição de contratar homens castrados nos palácios e haréns vem do mundo antigo mas atravessou o tempo e o espaço, passou por Roma e Grécia, pelos Fenícios e chegou a Europa no século XX.
Em nenhum lugar, porém, a presença dos eunucos foi mais marcante quanto na China imperial. Um velho ditado diz que lá só havia uma coisa pior do que nascer mulher, era eunuco.
1)- TORNIQUETE: amarrado a uma cadeira especial, o homem tinha a parte inferior do ventre e as coxas enfaixadas com bandagens bem apertadas. Além de adormecer o local, isso reduzia a hemorragia.
2)- MOMENTO RELAX: quase sem circulação sanguínea da cintura para baixo, o homem era anestesiado com uma xícara de ópio, extraído da papoula.
3)- BANHO DE PIMENTA É REFRESCO: os genitais eram banhados com uma espécie de chá de pimenta. a ardência e o formigamento funcionavam como anestesia local.
4)- GOLPE BAIXO: dois auxiliares mantinham as pernas do homem separadas, enquanto o cirurgião fazia a extração. Com um corte reto, eram retirados o pênis e os testículos.
5)- BISTURI: operação era feita com uma lâmina curva de cerca de 10 centímetros afiada como uma navalha. A incisão inicial na epiderme era feita com a ponta da faca. Músculos, veias e outras estruturas eram secçionadas com a parte mais grossa da lâmina.
6)- TAMPAX: um tampão de metal, geralmente de cobre, com 3 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, era introduzido no canal da uretra para controlar o sangramento.
7)- depois da extração, os cortes eram recobertos por emplastros de papel de arroz embebidos em água.
A castração voluntária era uma forma de escapar da miséria e os filhos de camponeses davam-se ao sacrifício em nome da família. Numa campanha de recrutamento de 1540, para 3 mil vagas surgiram 20 mil candidatos. mas havia eunucos e eunucos. Havia aqueles que desempenhavam funções indesejáveis, como a de carrasco. Jovens de famílias ricas também se interessavam pelo posto, de olho em cargos de prestígio.
Embora em sua maioria dos chineses castrados fossem analfabetos, com o tempo passaram a controlar a burocracia, fazendo fortuna e conseguindo prestígio e poder. Em pelo menos três dinastias, os eunucos governaram de fato a China, tamanha sua influência.
Povo louco
ResponderExcluir