
"Criança Morta" Obra de Cândido Portinari.
"A fome é a expressão biológica de males sociológicos".(Josué de Castro)
“Fome e guerra não obedecem a qualquer lei natural, são criações humanas.”
( Josué de Castro)
"Denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens". ( Josué de Castro)
"Não é somente agindo sobre o corpo dos flagelados, roendo-lhes as vísceras e abrindo chagas e buracos na sua pele, que a fome aniquila a vida do nordestino, mas também atuando sobre seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta social. Nenhuma calamidade é capaz de desagregar tão profundamente e num sentido tão nocivo a personalidade humana como a fome quando alcança os limites da verdadeira inanição. Fustigados pela imperiosa necessidade de alimentar-se, os instintos primários se exaltam, e o homem, como qualquer animal esfomeado, apresenta uma conduta mental que pode parecer a mais desconcertante". (Josué de Castro)
O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto do desenvolvimento, uma derivação inevitável da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta.“ (Josué de Castro)
A fome não é fruto de origem étnica, da indolência, de inferioridade cultural. Visão esta, passada pelos grupos dominantes a sociedade. José de Castro inseriu um olhar sociológico, crítico para a questão da fome.
A fome é consequência do materialismo, da ganância capitalista e da falta de sensibilidade e de vontade política dos governantes. O capitalismo gera lucro, mas lucro concentrado. Consequentemente, produz a fome que podemos rankear entre as principais macelas do Brasil e do planeta.

A fome voltou a assombrar novamente a sociedade brasileira. A fome é ingrediente de revolta. Os fatos históricos estão aí para comprovar. Balaiada, Cabanagem, Contestado, Revolta da Vacina e Canudos, foram movimentos de cunho social que teve a miséria e consequentemente a fome como causa principal. Os participantes, compostos em sua maioria por "miseráveis", eram analfabetos e não tinha consciência política, mas a barriga vazia mostrou que algo estava errado, conduzindo-os a revolta.
Talvez a barriga vazia, mesmo inconscientemente, ligue o sinal de alerta e o povo brasileiro saia da inércia e tome uma atitude para mudar o Brasil.
SANDRO LUCAS
👍
ResponderExcluir