Há 43 anos, a morte do jornalista Vladimir Herzog em um quartel do Exército em São Paulo escancarou para o Brasil os porões da ditadura militar. Causou a mobilização inédita da sociedade contra a tortura, encurralou o governo Geisel e acelerou o processo de abertura política.
"Não há dúvida de que foi a partir do choque causado por sua morte que toda indignação e revolta se espalhou, que a imprensa brasileira tomou coragem de avançar até o horizonte do possível". (Zuenir Ventura).
Vladimir Herzog foi um jornalista, desejava ser um cineasta, mas, vitimado pela ditadura, tornou-se uma personagem icônica da História do Brasil e da construção da nossa democracia. A imagem a cima deve ficar registrada na lembrança de cada brasileiro para lembrarmos desse período negro da nossa história recente, (1964 a 1985).
"Quando perdemos a capacidade de indignação com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerar seres humanos civilizados". (Vladimir Herzog)
VLADO
Não foi um fim, foi uma divisão de marco. A ditadura começou acabar ali, no silêncio do ato da Sé.
Vlado Viveria naquela mudez coletiva, viveria nos ruidosos protestos dos anos seguintes, como os estudantes,em 1977.
Vlado viveria no calor das greves de 1978-1980, no ABC. Viveria na anistia, em 1979, nas Diretas-já, em 1984, na Constituinte, em 1988, nos pequenos e grandes desejos de mudança, no coro desafinado dos prejudicados e dos descontentes, em tudo isso, Vlado vive.
Mas Vlado também morre novamente. Vlado morre com Manoel Fiel Filho e com Santos Dias, Vlado morre com Chico Mendes e com Dorothy Stang. Vlado morre com o desemprego, com o massacre de Eldorado dos Carajás, com a fome e com a miséria. Vlado morre com o cinismo de poucos... e com a dor de muitos...
Vivendo e morrendo, morrendo e vivendo, Vlado torna-se eterno. Eterno com os inconformados, com os loucos e visionários, com os que não dão de ombros, dizendo "fazer o quê? A vida é assim mesmo"...
VLADO VIVE PORQUE NÃO SE MATA UM PAÍS. DESCANSE EM PAZ! VOCÊ ABRIU O CAMINHO PARA UMA NOVA ERA E CONTINUA PRESENTE NO CORAÇÃO DE CADA BRASILEIRO QUE LUTA E SONHA EM CONSTRUIR UM PAÍS MAIS JUSTO PARA TODOS NÓS.
☠️☠️SANDRO LUCAS,☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.