
Segundo Heráclito, o mundo está cheio de contradições. Se jamais tivéssemos fome, jamais nos contentaríamos ao terminar uma refeição. Se jamais houvesse inverno, nunca contentaríamos com a visão da primavera. Se jamais adoecêssemos, jamais saberíamos o que é gozar de boa saúde. Se jamais houvesse guerra, nunca daríamos valor a paz. Heráclito com essa frase explicitou de forma clara o sentido, a importância do paradoxo na vida do ser humano.
Epicuro questiona o paradoxo de Deus. Se Deus é onipotente por que razão não impede a proliferação dos males? O paradoxo de Deus é a essência da vida. Sem ele nossa vida seria monótoma, sempre previsível, não teríamos o livre arbítrio. O livre arbítrio veio junto com a revolução cognitiva para sabermos nos dá com as contradições inerentes a nossa especie.
George Carlin define com maestria como o Homo Sapiens é paradoxal. Vejamos:
"Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Adicionamos anos a nossa vida e não vida a nossos anos.Fomos e voltamos à lua, mas temos dificuldade de cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Fizemos muitas coisas maiores,mas pouquíssimas melhores. Construímos mais computadores para armazenar mais informações, mas nos comunicamos menos. Dominamos o átomo, mas não o nosso preconceito. Estamos na era do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Somos o único animal do planeta dotados de cognição e de livre arbítrio. Estamos evoluindo, mas não estamos conseguindo conciliar as nossas contradições, ao contrário, estamos aprofundando-as. A grande consequência é: apesar da grande evolução tecnológica alcançada, somos menos felizes que os nossos ancestrais da pré-história.
"Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos".(Rousseau)
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.