
NEOLIBERALISMO - ESTADO MÍNIMO
Na minha opinião, o neoliberalismo não é adequado ao contexto socioeconômico do Brasil. É um país muito pobre onde reina a desigualdade e não há oportunidades iguais. Motivo pelo qual, o Estado tem um papel fundamental na redução e atenuação das desigualdades sociais.
O neoliberalismo é a institucionalização do crime social. O maior desastre da implantação do neoliberalismo em uma nação pobre como o Brasil é: ao invés de produzir riquezas e distribuí-las, produz ricos.
Não existe Estado mínimo, ou existe ou não existe Estado. Não existe Estado mínimo, pois quem detém o poder de decisão de intervir ou não é o próprio Estado. É ele que escolhe quando ou não intervir. É óbvio que quando conveniente a ele, vai haver intervenção.
Os neoliberais já mais irão propôr o fim do Estado. Para garantir o direito de propriedade é necessário a existência de uma força estatal. Sendo assim, podemos concluir que o Estado mínimo não existe pelo simples fato de que cabe a ele o "direito" de intervir ou não. A História mostra isso claramente. Quando a sociedade clamou por medidas mais duras do Estado em detrimento a resolução de problemas sociais, ele agiu prontamente.
Os interesses da elite será sempre se promover através do Estado.
No neoliberalismo o Estado estará sempre ligado aos interesses da alta classe, enquanto a classe trabalhadora sustenta a pirâmide. Resumindo: Estado micro para o povo, Estado macro para a elite.
Uma sociedade mais igualitária, baseada na liberdade, onde todos pudessem trabalhar sem serem explorados por acumuladores ou Estado, só será alcançado na efetiva anarquia.

"Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: a sua base ideológica é inclusiva ou excludente" (Paulo Freire).
Nós como nação, povo, temos que tomar partido e lutar por um país mais justo, igualitário e que ofereça oportunidades para que cada cidadão possa viver com dignidade, com assistência social, salário digno e seus direitos como trabalhador assegurados.
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.