O texto abaixo mostra como a visão do cristianismo imposta a sociedade durante séculos foi prejudicial as mulheres. As mulheres que não se encaixavam no padrão moral cristão eram taxadas de diabólicas como as mulheres de má reputação e de baixo poder econômico. Muito males, sexo, doenças, eram atribuídos as mulheres. Até a beleza era vista como coisa do diabo. Ser bonita e procurar ser, há séculos atrás não era bem aceito pela Igreja.
A sífilis era a marca de uma mulher com má reputação. Essa doença deu início a uma revolução na rígida sociedade vitoriana. Foi assim que a sífilis transformou o Reino Unido e sua compreensão sobre os direitos das mulheres.
A "imoralidade" das mulheres era apontada como a causa dessa praga na sociedade. Por séculos, essa doença foi interpretada como uma punição divina pela promiscuidade. As DSTs eram frequentemente retratados como mulheres más que atraíam os homens para as doenças. Os policiais podiam parar qualquer mulher que eles pensassem ser uma prostituta. Sabe-se que eles a coagiam a fazer exames internos " voluntários". Esses exames eram feitos com espéculos de metal, conhecidos pelas prostitutas como "o pênis do governo".
A possibilidade de que os homens também fossem responsáveis só foi considerada quando bebês afetados pela sífilis começaram a nascer de mães " honestas, sem sintomas visíveis. Essa injustiça acendeu a chama para o início da Associação Nacional das Senhoras (1869). A associação argumentava que as leis eram ineficientes e que violavam os direitos das mulheres. Mulheres respeitáveis, cristãs e de classe média desafiaram a submissão do seu sexo ao mundo médico, causando uma reviravolta. A luta delas foi um dos pivôs da primeira onda do feminismo.
Enquanto muitas perdiam a vida pela sífilis, a batalha delas iniciou um movimento cujo os efeitos podemos sentir até hoje. A luta das mulheres contra a sífilis e o preconceito levou a conscientização e abriu o caminho para a revolução que libertou a mulher da discriminação e da submissão.
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.