1)- Sócrates o pensador
Médico, craque diferenciado e politizado. Jogador de futebol que ousou sonhar com um mundo melhor sem misérias e levou a política para dentro dos campos. No Corinthians, foi o principal responsável pela chamada "Democracia Corinthiana", que estabelecia equidade entre as decisões tomadas dentro do time. Tudo isso,em plena ditadura militar.
O craque em entrevista ao jornal o Globo falou que nunca cortaria a fila do SUS: "Não nada contra transplante de fígado (ele precisava de um) ou qualquer outro. Só que é o seguinte, eu tenho que está na fila. Se eu não estiver na lista, não furo a fila".
Exemplo de cidadão, engajado politicamente. Teve participação direta, atuante no movimento pelas diretas já que contribuiu para o fim da ditadura civil militar. Tinha opinião forte, conteúdo, liderança e uma vida engajada na luta pelos direitos dos jogadores.
"Se o Brasil mudar eu fico" (Sócrates). Decepcionado pelo resultado do movimento pelas diretas já, que não conseguiu seu principal objetivo que era o direito do povo escolher diretamente o presidente da república, decidiu deixar o Brasil e jogar na Itália.
"Era importante escrever sobre essa pessoa, que para mim transcendeu o futebol. Talvez o único jogador mais importante fora do que dentro de campo" (Andrew Downie).
2)- Neymar o alienado
Infelizmente os jogadores de hoje, são todos alienados. Podemos citar como exemplo o jogador Neymar: vive no mundo de fantasia, clamor, totalmente alienado. Não é engajado em nada substancial, macro. Envolvido em sonegação de impostos, fato esse, comum aos endinheirados. A vida dele se resume a festas clamorosas, bebidas caras, exibir roupas caras ( jaqueta de 60 mil dólares). Modo de vida totalmente superficial. Nada contra, o dinheiro é dele. Como figura pública, formadora de opinião, tinha que oferecer algo a mais. Filantropia não é engajamento, a transformação é micro, na verdade, trás benefícios com desconto no imposto de renda.
Neymar está entre os três jogadores com mais prestígio no futebol mundial. É endeusado pela mídia, crianças, jovens e por grande parte da população brasileira. Apesar de sua volúpia como personalidade, está totalmente alheio aos problemas nacionais, inclusive os relacionados ao futebol. Ele poderia usar seu prestígio nacional e internacional e tomar uma posição em relação a corrupta CBF que ele ajuda a enriquecer. Com seu tamanho midiático ele é um formador de opinião,por enquanto negativa, e encabeçar um movimento de limpeza e transparência dentro de uma das instituições mais corruptas do Brasil.
Quero terminar externando minha indignação com o uso inadequado e incorreto das palavras gênio e herói pelos jornalistas e narradores esportivos. Gênio está relacionado somente ao intelecto e não a aptidão física. Jogador de futebol é apenas um esportista. Devem ser tratados como craques, acima da média, mediano e perna de pau.
👍
ResponderExcluir👍
ResponderExcluir