Pular para o conteúdo principal

A ROTINA EM AUSCHWITZ

                                 Resultado de imagem para fotos de auschwitz  Imagem relacionada                           
A ROTINA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
O campo de Auschwitz era uma área de 40 km quadrados na região da Alta Silésia, na Polônia. O complexo era formado por três campos principais, sendo dois de trabalho forçado e um apenas de extermínio ao longo da segunda guerra, presos políticos, judeus de toda a Europa, homossexuais, ciganos e comunistas morreram lá. Cerca de mais de 1 milhão de pessoas foram exterminadas em Auschwitz.
"Se existe um Deus, ele terá que implorar pelo meu perdão". Frase encontrada na parede da cela de um prisioneiro judeu num campo de concentração.
A ROTINA
Os presos eram divididos em blocos, barracões com capacidade para 700 pessoas, mas chegavam a abrigar 1.200 cada um. Os prisioneiros precisavam dormir de lado para caberem todos. Não existia banheiros, as necessidades eram feitas em baldes no meio do alojamento. A temperatura podia chegar a -30°c no inverno, pois não havia aquecimento. 
Normalmente, os presos eram acordados por volta das 5 horas da manhã pelos oficiais de forma brutal, com gritos e violência. Eles eram contados e,depois, podiam ficar enfileirados durante horas. Seleções para decidir quem deveria morrer podiam acontecer a qualquer momento. 
Depois da checagem, os presos recebiam o café da manhã. Ele consistia em sopa de algumas ervas daninhas e batata, uma fatia de pão com castanhas e serragem, um pouco de salsicha ( a carne podia vir de animais doentes). Ao final da jornada de trabalho, recebiam mais um pouco de comida, a mesma do café. Comia-se em tigelas e cada um tinha a sua. Quem perdesse essa cuia não poderia comer, por isso era o item mais cuidado pelos prisioneiros. 
A jornada de trabalho podia durar 12 horas. As atividades incluíam faxina, escavação de minérios, construção de trilhos para o trem, costura e produção de roupas. Os prisioneiros atuavam em atividades envolvendo mortes: recolhiam e enterravam corpos, preparavam as covas, buscavam ouro nas bocas dos cadáveres e operavam os incineradores. 
Uma porcentagem pequena de prisioneiros, normalmente os não judeus, conseguia trabalhos com desgaste físico menor. Alguns eram cozinheiros e barbeiros e serviam diretamente aos oficiais nazistas, esses presos apanhavam menos e tinham alguns privilégios, como comida melhor. 
Para as mulheres, a situação era ainda pior. Consideradas inferiores, eram espancadas, separadas dos filhos e usadas em experimentos de esterilização. As não judias eram prostituídas ( havia um bordel em Auschwitz) e estrupadas. Embora nascimentos tenham sido registrados, muitas abortavam com medo de represálias. Assim como os homens, trabalham até a morte.
A CÂMARA DE GÁS
Os prisioneiros não sabiam que seriam executados. Eles achavam que estavam sendo levados para tomar banho. Cerca de 800 pessoas cabiam na câmara. As cápsulas de Zyklon-B eram despejadas por buracos no teto. Em contato com o ar , a substância virava um gás letal. As vítimas pisoteavam e esmagavam umas às outras tentando sair. Em 30 minutos, todos estavam mortos.

Os fornos ficavam dentro dos mesmos prédios que as câmaras. Os corpos eram levados para lá e queimados. As cinzas eram jogadas em rios.
Amanha eu fico triste...
Hoje fico alegre! 
E todos os dias por
mais amargos que sejam
eu digo:
_Amanhã eu fico triste
Hoje não! 
(Anônimo). Poema encontrado na parede de um dos dormitórios de crianças judias em Auschwitz.
E DEVER TE TODOS QUE CONHECEM UM POUCO DE HISTÓRIA INFORMAR AS GERAÇÕES PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AS ATROCIDADES COMETIDAS NOS CAMPOS DE EXTERMÍNIO, PARA QUE SAIBAM ATÉ ONDE SOMOS CAPAZES DE CHEGAR.

☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...