A escravidão é a raíz mais profunda da desigualdade social no Brasil. A corrupção é um problema secular e tem consequências terríveis para a sociedade. Mas, a escravidão e seus efeitos tem um impacto mais profundo nas mazelas sociais, gerando pobreza, exclusão, preconceito, discriminação.
" A ESCRAVIDÃO É A SEMENTE DA SOCIEDADE DESIGUAL, PERVERSA E EXCLUDENTE DA SOCIEDADE". (JESSÉ SOUZA)
No século XIX, Joaquim Nabuco, alertava e profetizava. Analise!
"MINHA FORMAÇÃO"
"A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil. Ela espalhou por nossas vastas solidões uma grande suavidade(...) povoou-o, como se fosse uma religião natural e viva, com seus mitos, suas legendas, seus encantamentos, insuflou-lhe sua alma infantil, suas tristezas sem pensar suas lágimas sem amargor, seu silêncio sem concentração, suas alegrias sem causa, sua felicidade sem dia seguinte".
Não é possível conhecer a nossa história sem analisar mais profundamente a escravidão de origem africana. Esse país foi construído com sangue e suor dos escravos. Nossa cultura, ou seja, música, dança, gastronomia, idioma e religiosidade, está intimamente ligada a cultura africana.
A escravidão institucionalizada acabou. Mas, seu legado parece ser eterno, infinito. Os filhos da escravidão ainda não conseguiram liberta-se do preconceito, da falta de oportunidades que tiram-lhe o direito de usufruir com equidade das riquezas que ajudaram e ajudam a construir.
Não existe liberdade e nem democracia verdadeira numa sociedade excludente. A pobreza, violência, desigualdades profundas, não são frutos das inferioridades étnicas, biológicas. As pessoas (maioria) não nascem más ou ruins, são influenciadas pelo contexto social a sua volta.
Com o avanço científico, podemos afirmar que Rousseau teve 90% de acerto ao proferir a seguinte frase: "A NATUREZA FEZ O HOMEM BOM, MAS A SOCIEDADE DEPRAVA-O E TORNA-O MISERÁVEL".
Não devemos tentar conhecer e explicar nossas mazelas de forma simplista e maniqueísta. Para isso, é importantíssimo conhecermos a história da escravidão e pós-escravidão. Só assim, entenderemos os motivos que nós levaram a vivermos numa sociedade excludente e perversa. Uma exclusão que tende a perpetuar-se no tempo.
"O principal legado da escravidão é o racismo estrutural. O pós-emancipação não teve nenhuma preocupação com a inclusão dos ex-escravos. Me refiro a educação, saúde, habitação, todos problemas estruturais". (Lilia Schwarcz)
Sem soma de dúvida, a escravidão influenciou e ainda influencia as relações entre as classes sociais e a visão de grande parte dos brancos em relação aos pretos e pardos do Brasil.
Vou terminar o tema transcrevendo um trecho do livro Casa-Grande e Senzala de Gilberto Freyre: Segundo ele, mesmo após a abolição, a dinâmica social pouco mudou: "Não há brasileiro de classe mais elevada, mesmo depois de nascido e criado, depois de oficialmente abolida a escravidão, que não se sinta aparentado com o menino Brás Cubas na malvadez e no gosto de judiar dos negros".
☠️☠️SANDRO LUCAS,☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.