Pular para o conteúdo principal

HOLOCAUSTO DA SECA

       Resultado de imagem para imagens seca no nordeste de 1915
A IMAGEM ACIMA É MUITO FORTE. ESSE É O BRASIL! DE UM LADO,UM PEQUENO GRUPO SECULAR DE PRIVILEGIADOS. VIVEM EM SUAS FORTALEZAS LUXUOSAS ALHEIOS AS MAZELAS QUE CIRCUNDAM SEU MUNDO DE FANTASIA. DO OUTRO, UMA MULTIDÃO DE POBRES. SUSTENTAM OS PRIVILEGIADOS, SÃO EXPURGADOS DO PARAÍSO E OBRIGADOS A VIVER NO SUBMUNDO. VIVEMOS EM UM APARTHEID SOCIAL SECULAR E ETERNO.

Vítimas da terrível seca de 1915, muitos cearenses migraram do Sertão para as grandes cidades como Fortaleza ou para outros Estados como Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Campos de concentração foram criados pelo governo estadual, e o transporte da população foi realizado por trens. Muitas pessoas não resistiam a viagem e morriam dentro dos vagões, seus corpos eram abandonados ao lado dos trilhos.

Essa seca, muito conhecida na História do Nordeste, foi relatada de forma brilhante pela autora Rachel de Queiroz na obra "O Quinze" , escrita em 1930.


  •                                          
Há 103 anos ocorreu uma das maiores secas da história. Cenário que foi retratado no livro O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ. Fato esse que levou a implantação dos Campos de Concentração, também chamados de Curral Humano.

“A miséria é uma produção humana. Miséria e fome é um problema ético". (Betinho - ONU, 1994)

  •   Resultado de imagem para imagens seca no nordeste de 1915 campos de concentração
Por trás da filantropia, estava embutido o verdadeiro motivo dos CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO: excluir e isolar os flagelados da seca. Tirando-os do convívio social, garantindo assim, a integridade e a tranquilidade das elites. 

A medida que as contradições da seca ficam mais explícitas tornando-se uma ameaça a paz social, a elite e o governo passam a preocupar-se cada vez mais com o controle social. A solução encontrada foi o isolamento dos flagelados no interior do Estado. São criados, portando, sete 
CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, cinco no interior e dois na capital. 

Os campos não eram criados aleatoriamente. Eram erguidos nos locais das estações de trem. Se os flagelados fossem embarcar na capital, já eram detidos lá. Outra tática era construir perto das obras públicas para evitar que os flagelados ficassem perambulando pelas ruas e, no caso, evitando incomodar a relativa paz urbana e o sossego dos moradores da cidade e da elite.
  • DISTRIBUIÇÃO DOS RETIRANTES NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
  • A seca, pobreza e todas mazelas que afligem os mais fracos economicamente tem um objetivo de mercado, tornando-as eternas. Que ajuda a matilha de lobos manter-se no poder com a pança cheia.

    A expressão "Campo de Concentração" não foi criada no período da Segunda Guerra Mundial. A língua portuguesa já registrava tal expressão há muito tempo. No Brasil foram criadas algumas experiências no Nordeste.
    O nordeste do Brasil sempre foi atingido avassaladoramente por longos períodos de seca. As secas no início do século XX foram as mais terríveis em consequência da situação social que a região vivia na época. Tendo como fator agravante a bruta concentração de terra. Na Grande seca de 1915 a 1917 morreram mais de 100 mil nordestinos.
IPU: 6.507
FORTALEZA: 1.800
QUIXERAMOBIM:4.542
SENADOR POMPEU: 16.221
CARIÚS: 28.658
CRATO: 16.200

O total de flagelados concentrados nos Campos de Concentração chegou a 73.911. Os Campos de Concentração também eram chamados de Currais do Governo pelos próprios flagelados.


☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️

Comentários

  1. A sociedade fecha os olhos para este tipo de verdade.

    ResponderExcluir
  2. E mesmo assim vejo pessoas tecendo comentários crus contra os programas sociais, sendo que essa realidade esta longe dos seus olhos, vez ou outra a tv mostra animais mortos pela seca....A SECA MATA GENTE...a desigualdade é uma doença do capitalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para muitos, a pobreza vem da vagabundagem. A ganância por riquezas cega as pessoas, pois mantém suas consciências leve.

      Excluir

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e