Fico triste quando ouço em reportagens ou mesmo entre pessoas próximas a seguintes declarações: "TEM QUE MATAR BANDIDO MESMO, BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO", "NÃO VAMOS FICAR SUSTENTANDO BANDIDOS, TEM QUE MORRER TODOS, MANDAR TUDO PARA VALA". Com base nessas expressões de puro ódio, vou fazer uma analise sobre este tema. As pessoas gostam de abordá-lo, comparando o Brasil com outros países de forma simplista. Geralmente os países usados como exemplo são: Suíça,Noruega e Suécia. E os argumentos usados são : lá não existe bandidos, a criminalidade é praticamente zero, os presídios são poucos e estão vazios e não há corrupção.
Será por que lá não é como cá? Será que é por que o povo do Brasil é sem vergonha, vagabundo e não gosta de trabalhar? Será que a maldade é inerente somente ao povo brasileiro? Será que a criminalidade, a violência e os bandidos são frutos puramente da maldade dos brasileiros? São questionamentos, que para serem respondidos, sem ser leviano, o indivíduo precisa de uma base sociológica e uma visão critica da sociedade.
O distanciamento social vultoso entre o Brasil e esses países tem relação direta com as características socioeconômicas. Na Suíça e na Suécia, a população tem uma ótima formação educacional, as diferenças sociais e a corrupção são diminutas se comparadas com o Brasil, a renda per capita proporciona dignidade, ninguém passa fome ou vive na miséria, não há meninos e nem moradores de rua, os pais não veem seus filhos passando fome.
Se as pessoa conseguem fazer uma analise crítica das diferenças exorbitantes entre o Brasil e esses países, e mesmo assim, pensam que bandido bom é bandido morto, então, podemos classificá-las de hipócritas e ignorantes.Se selecionarmos 200 crianças da Suíça e 200 crianças do Brasil e colocá-las, respectivamente, para morarem nas favelas ou periferias brasileiras e na Suíça, qual seria o resultado? A resposta é óbvia. O contexto social de ambos os países conduziriam o destino da maioria das crianças a caminhos diferentes. A probabilidade das crianças suíças entrarem para a vida do crime será substancial. Enquanto, a probabilidade das crianças brasileiras seguirem o mesmo caminho será praticamente zero.

Vou abordar sobre a charge acima usando como ponto de partida a frase do filósofo Jean-Jacques Rousseau: " O homem é sempre bom por natureza; ele torna-se mau por influência da educação e das características sociais".
Hoje, é cientificamente comprovado que 85% das pessoas são boas por natureza, apenas, 15% das pessoas tem a índole ruim inerente, ou seja, independente do contexto social ela será má, sem escrúpulos.
Uma sociedade violenta é fruto das suas mazelas. O homo Sapiens brasileiro (latino-americano) e o suíço, sueco, norueguês (europeu) são bons por natureza (maioria). O contexto socioeconômico de cada país os conduzem a formação de sociedades diferentes.
REFLEXÃO
Bandido bom é bandido morto...Mas a regra não aplica-se ao filhinho de papai que, bêbado, atropela e mata alguém.
Bandido bom é bandido morto...Mas a regra não aplica-se ao playboy que revende drogas na faculdade.
Bandido bom é bandido morto...Mas a regra só aplicá-se aos pobres, negros e favelados.
EPÍLOGO-"OLHO POR OLHO...A SOCIEDADE NÃO NASCE VIOLENTA. ELA TORNA-SE VIOLENTA. "OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE". USAR O CÓDIGO DE HAMURABI COMO PRINCIPAL REMÉDIO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA É APAGAR O FOGO COM GASOLINA. VIVEMOS EM OUTROS TEMPOS, NUMA SOCIEDADE MUITO MAIS COMPLEXA. PREFIRO ACREDITAR QUE AS PESSOAS QUE PESAM DESSA FORMA, PESAM POR PURA INGENUIDADE.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.