30 ANOS SEM CHICO MENDE
HERÓI É AQUELE QUE ARRISCA A PRÓPRIA VIDA POR UM IDEAL QUE VISA O BEM COMUM.
"NO COMEÇO PENSEI QUE ESTIVESSE LUTANDO PARA SALVAR SERINGUEIROS. DEPOIS PENSEI QUE ESTAVA LUTANDO PARA SALVAR A FLORESTA AMAZÔNICA. AGORA, PERCEBO QUE ESTOU LUTANDO PELA HUMANIDADE". (CHICO MENDES)
Desde sua anexação ao Brasil, o Acre é caracterizado por conflitos pela posse da terra. Ocupado de forma desordenada, muitas vezes às margens da lei, a região é disputada por posseiros, índios e fazendeiros que brigam por um pedaço da floresta. Na década de 70, criadores de gado chegaram a região derrubando grandes áreas e transformando florestas em pastagem. Entretanto, enfrentaram a oposição dos seringueiros e de um líder: Francisco Alves Mendes filho, o CHICO MENDES.
Indivíduo de gestos delicados e fala mansa, conseguiu acabar com uma rivalidade de décadas, reunindo índios e seringueiros, numa comunidade que chamou de "POVOS DA FLORESTA". Eles resistiam ao avanço das fazendas sobre a floresta, usando com tática, o enfrentamento direto das máquinas que cortavam e derrubavam a floresta. Enfrentavam-as pondo-se à frente delas.
Em 1987, Chico Mendes foi condecorado pela ONU e convidado a participar da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Uma vez lá, convenceu os banqueiros internacionais a não investirem numa grande rodovia no Acre alegando que sem precauções ambientais, ela era um tentado a floresta.
O mundo já conhecia o nosso Chico Mendes. Mas, infelizmente, o Brasil não. A maioria dos brasileiros só veio a conhecer depois de 22 de dezembro de 1988, quando Chico Mendes foi assassinado na porta da cozinha de sua casa em Xapuri. O autor dos disparos foi o fazendeiro Darci Alves Pereira, a mando de seu pai, Darli Alves da Silva.
Em 1991, pai e filho foram condenados a 19 anos de prisão. Os dois conseguiram fugir da cadeia, em Rio Branco, em dezembro de 1993. Recapturados em 1996, ficaram menos de três anos´na prisão. Hoje, os dois estão livres. Darli é evangélico e vive em sua casa no Acre. Darci vive livremente em Brasília.
Lógico, que no contexto que envolve o assassinato de Chico Mendes não está inserido somente Darci e Darli, são peixes pequenos. Por trás desse crime chocante, com certeza, há envolvimento
de gente muito mais poderosa.
"NÃO QUERO FLORES NO MEU ENTERRO, POIS SEI QUE VÃO ARRANCÁ-LAS DA FLORESTA". (CHICO MENDES)
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.