Pular para o conteúdo principal

CONFIGURANDO A APARÊNCIA DO DIABO.

   Resultado de imagem para imagem do demônio igreja católica

A ILUSTRAÇÃO ACIMA, SIMBOLIZA A IMAGEM MAIS POPULAR QUE ESTÁ ASSOCIADA AO DEMÔNIO, DIABO. FOI CRIADA PELA IGREJA DURANTE A EXPANSÃO DO CRISTIANISMO, ASSIMILANDO TRAÇOS DE OUTROS MITOS, CRENÇAS.A IMAGEM REPRESENTA O MAL SUPREMO, EM OPOSIÇÃO A BONDADE DE DEUS. A HISTÓRIA MOSTRA QUE O CRISTIANISMO É PARADOXAL. O DIABO É A ENCARNAÇÃO DO MAL. NO ENTANTO, OS CRISTÃOS COMETERAM MALDADES E ATROCIDADES TERRÍVEIS EM NOME DE DEUS. EXEMPLOS: AS CRUZADAS, A INQUISIÇÃO, GUERRAS PROTESTANTES X CATÓLICOS, DISCRIMINAÇÕES EM RELAÇÃO AS MULHERES, JUDEUS, NEGROS, ÍNDIOS. TUDO TENDO DEUS COMO JUSTIFICATIVA.
FOI SOMENTE NO SÉCULO IV, NO CONCÍLIO DE TOLEDO QUE A IGREJA CATÓLICA DESCREVEU MINUCIOSAMENTE O DIABO COMO UM SER COMPOSTO POR CHIFRES, PELE AVERMELHADA, COM RABO E PORTADOR DE UM TRIDENTE.

CONFIGURANDO A APARÊNCIA DO DIABO
                                                               
ROSTO
Tudo que os cristãos consideravam "do mal" foi sendo associado a ele ao longo dos séculos. a barbicha e a pele morena foram herdadas dos árabes muçulmanos. Eles foram os inimigos durante as Cruzadas. Já a cara feia veio do deus egípcio Bes, retratado acima, que tinha uma carranca assustadora para afugentar espíritos do mal.                 
                                                 
CHIFRES E PÉS DE BODE
Os pés de bode e os chifres que conhecemos hoje vieram do deus grego Pã, retratado acima. Isso porque essa divindade praticava orgias, e o diabo foi associado ao uso do sexo como forma de fazer os homens caírem em tentação. E também porque Pã habitava ambientes selvagens e, para a Igreja, esses locais eram os favoritos dos espíritos malignos.


ASAS
A explicação para as asas está no Novo Testamento: o livro Apocalipse associa o "mal" a um dragão. Outa origem provável vem do livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri, que descreve o diabo com seis asas dotadas de olhos.


TRIDENTE
O tridente apareceu bastante em pinturas da Renascença. Pode ter sido emprestado de Poseidon, deus grego dos mares, que por sua vez, teria sido influenciado pelos raios triplos do deus babilônio Adad, de cerca de 2000 a.C. Outra versão, é que não se trata de um tridente, mas de um gancho, retratado acima, instrumento de tortura da época da Inquisição.

EPÍLOGO
Essa alegoria "diabólica" é inofensiva. É uma invenção do cristianismo criada como instrumento de controle das ações humanas, da sociedade. Pelo jeito não deu muito certo. A revolução cognitiva trouxe a imaginação, que produziu a ficção. A charges acima, retratam as consequências desse processo evolutivo. Nossas maldades praticadas no decorrer dos milênios, originadas puramente do egoísmo e da ganância, estão transformando o mundo num verdeiro inferno.
"Se o diabo não existe, mas o homem o criou, ele o criou a partir de sua própria imagem e semelhança". (Dostoievski)
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...