
A ILUSTRAÇÃO ACIMA, SIMBOLIZA A IMAGEM MAIS POPULAR QUE ESTÁ ASSOCIADA AO DEMÔNIO, DIABO. FOI CRIADA PELA IGREJA DURANTE A EXPANSÃO DO CRISTIANISMO, ASSIMILANDO TRAÇOS DE OUTROS MITOS, CRENÇAS.A IMAGEM REPRESENTA O MAL SUPREMO, EM OPOSIÇÃO A BONDADE DE DEUS. A HISTÓRIA MOSTRA QUE O CRISTIANISMO É PARADOXAL. O DIABO É A ENCARNAÇÃO DO MAL. NO ENTANTO, OS CRISTÃOS COMETERAM MALDADES E ATROCIDADES TERRÍVEIS EM NOME DE DEUS. EXEMPLOS: AS CRUZADAS, A INQUISIÇÃO, GUERRAS PROTESTANTES X CATÓLICOS, DISCRIMINAÇÕES EM RELAÇÃO AS MULHERES, JUDEUS, NEGROS, ÍNDIOS. TUDO TENDO DEUS COMO JUSTIFICATIVA.
FOI SOMENTE NO SÉCULO IV, NO CONCÍLIO DE TOLEDO QUE A IGREJA CATÓLICA DESCREVEU MINUCIOSAMENTE O DIABO COMO UM SER COMPOSTO POR CHIFRES, PELE AVERMELHADA, COM RABO E PORTADOR DE UM TRIDENTE.
CONFIGURANDO A APARÊNCIA DO DIABO
ROSTO
Tudo que os cristãos consideravam "do mal" foi sendo associado a ele ao longo dos séculos. a barbicha e a pele morena foram herdadas dos árabes muçulmanos. Eles foram os inimigos durante as Cruzadas. Já a cara feia veio do deus egípcio Bes, retratado acima, que tinha uma carranca assustadora para afugentar espíritos do mal.

CHIFRES E PÉS DE BODE
Os pés de bode e os chifres que conhecemos hoje vieram do deus grego Pã, retratado acima. Isso porque essa divindade praticava orgias, e o diabo foi associado ao uso do sexo como forma de fazer os homens caírem em tentação. E também porque Pã habitava ambientes selvagens e, para a Igreja, esses locais eram os favoritos dos espíritos malignos.
ASAS
A explicação para as asas está no Novo Testamento: o livro Apocalipse associa o "mal" a um dragão. Outa origem provável vem do livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri, que descreve o diabo com seis asas dotadas de olhos.


TRIDENTE
O tridente apareceu bastante em pinturas da Renascença. Pode ter sido emprestado de Poseidon, deus grego dos mares, que por sua vez, teria sido influenciado pelos raios triplos do deus babilônio Adad, de cerca de 2000 a.C. Outra versão, é que não se trata de um tridente, mas de um gancho, retratado acima, instrumento de tortura da época da Inquisição..jpg)

EPÍLOGO
Essa alegoria "diabólica" é inofensiva. É uma invenção do cristianismo criada como instrumento de controle das ações humanas, da sociedade. Pelo jeito não deu muito certo. A revolução cognitiva trouxe a imaginação, que produziu a ficção. A charges acima, retratam as consequências desse processo evolutivo. Nossas maldades praticadas no decorrer dos milênios, originadas puramente do egoísmo e da ganância, estão transformando o mundo num verdeiro inferno.
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.