A ilustração acima representa a imagem clássica de Jesus e que está fixada na mente de todo Cristão. É uma figura bem longe da imagem real de Jesus. Esta imagem foi criada no período renascentista e apresenta traços físicos de um homem caucasiano, pele clara, olhos azuis e cabelo com um tom para mais claro. Muito distante das características físicas de um Judeu que viveu na região da palestina na época de Jesus.
Nessa publicação vou apenas conjecturar a aparência que aproxima-se mais de Jesus. Para mim, a aparência de jesus é irrelevante. Relevante é a mensagem de amor que ele deixou para toda humanidade e é o caminho que nos leva a Deus.
A figura acima tenta aproximar da imagem real de Jesus.
Um novo estudo realizado pela professora Joan Taylor, em Londres, buscou recriar a imagem de Jesus da forma mais fiel possível, usando de registros arqueológicos, históricos e a própria Bíblia. Podemos ter plena certeza, que Jesus não era parecido com a imagem clássica difundida pela Igreja.
Baseando-se em esqueletos de homens da Judeia, "com quem Jesus se parecia", indica que jesus tinha por volta de 1,70 de altura. Essa era a média dos homens judeus do século um nos esqueletos encontrados por arqueólogos.
Jesus devia ter olhos castanhos, cabelos pretos e pele olivada, como eram descritos os judeus de então. Devia manter o cabelo e a barba curtos para se livrar dos piolhos, praga muito comum na época.
Como a aparência de Jesus não é mencionada na Bíblia, provavelmente estava na média. Alguém teria notado se Jesus fosse mais claro, cabeludo, barbudo, com olhos azuis, aparência atípica para um Judeu da época.
Jesus devia andar de sandálias ao estilo romano, provavelmente bem remendadas por tanto uso. Vestia uma túnica, um camisetão que ia até acima dos joelhos, e um pano enrolado fazia as vezes de roupa de baixo. Ambos eram de cor natural do tecido, pois o branco e o tingido custavam caro.
Provavelmente, Jesus não era um homem bonito demais como as pinturas clássicas retratam. Se ele fosse realmente assim, os escritos do evangelho ou outros escritores teriam notado. Moisés e Davi são retratados como homens bonitos na Bíblia hebraica.
EPÍLOGO
A APARÊNCIA DE JESUS NÃO É IMPORTANTE. SE ELE ERA GORDO, MAGRO, ALTO, BAIXO, BONITO OU FEIO, NÃO VEM AO CASO. PADRÃO DE BELEZA É INVENÇÃO CULTURAL IMPOSTO PELA SOCIEDADE, BELEZA NÃO É QUALIDADE. TENHO CERTEZA QUE JESUS ESTÁ ACIMA DESSES PRECEITOS CULTURAIS. AS PESSOAS QUE DÃO RELEVÂNCIA A APARÊNCIA DE JESUS ESTÃO ANOS LUZ DE DISTÂNCIA DA SUA ESSÊNCIA.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Boa Sandro! A mensagem que ele passava era o importante.
ResponderExcluirIsso mesmo companheiro.
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluir