
QUEM VÊ E REPARA SEU DISCRETO SORRISO NÃO SABE PELO QUE PASSOU A COITADINHA, NESSES ÚLTIMOS 500 ANOS: ATACADA, ATORMENTADA, ROUBADA E SEQUESTRADA POR UM DITADOR. VAMOS CONHECER UM POUCO DESSA HISTÓRIA DA POBREZINHA DA MONA LISA.
Após a morte de Da Vinci, seus herdeiros venderam o quadro ao rei Francisco I da França por 12 mil francos e Mona Lisa foi morar no castelo em Amboíse, residência oficial do monarca. Em 1693, a tela passou a pertencer ao acervo pessoal de Luís XIV e, em 1709, Mona Lisa se muda com a corte para o Palácio de Versalhes.

NAPOLEÃO E A MONA LISA
A Revolução Francesa e sua ideias liberais colocaram o mundo de cabeça para baixo. Durante 250 anos, o quadro só fora visto pela nobreza francesa. Agora ele teria que servir ao povo. Em 1793, apenas quatro anos após os primeiros gritos da Revolução, um antigo castelo, o Louvre, foi transformado em museu e aberto ao público.
Em 1800, a mão forte de Napoleão Bonaparte tomou para si o quadro e mandou pendurá-lo em seus aposentos pessoais no Palácio das Tuileries. Apenas com a sua queda em 1815, Mona Lisa seguiu para o seu definitivo lar, no Louvre. E assim foi, por quase 100 anos.

MONA LISA-SÉCULO XX
No século XX, uma outra onda de mudanças estourou. Em vez de conturbações políticas, essa trouxe uma revolução no mundo das artes, Mona Lisa e o Louvre se tornaram símbolos da arte e do estilo que se queria superar. "BRÛLER LE LOUVRE" ("queimar o Louvre") se tornou o lema da geração dos novos artistas, entre eles o pintor Pablo Picasso e o poeta Appolinaire. Picasso dizia que seria preciso incendiar o velho museu para que dele nascesse uma instituição mais moderna, que atendesse aos anseios dos novos artistas.
Em 21 de outubro de 1911, Mona Lisa foi roubada do museu de Louvre. Picasso e Appolinaire chegaram a figurar entre os suspeitos e foram interrogados, mas nada se provou contra eles. Dois anos depois, a polícia prendeu o pintor italiano Vincenzo Peruggia quando este tentou vender o quadro para o governo italiano por 95 mil dólares. O pintor conhecia Picasso e morava a poucas quadras dele,em Paris. suspeito!!!

MONA LISA- FASE DF SUPERESTAR
A parti dai, Mona Lisa começava sua face de celebridade internacional. Ela ficou tão em evidência e passou a ser tão assediada que, em 1956, acabou vítima de pelo menos dois atentados. Vejamos:
PRIMEIRO ATENTADO: Um visitante jamais identificado lançou ácido sobre a tela e a parte inferior da pintura, danificada, precisou ser restaurada.
SEGUNDO ATENTADO: No dia 30 de dezembro, o estudante boliviano Ugo Unzaga Villegas jogou uma pedra na tela. O impacto descascou a pintura perto do cotovelo esquerdo de Mona Lisa, pobrezinha!! Ele foi preso e encaminhado pelas autoridades para tratamento psiquiátrico. A obra foi restaurada.

MONA LISA-EXCURSIONANDO
Em 1963, o museu do Louvre decidiu atender a um outro tipo de assédio. Museus do mundo todo queriam expor a obra. Mona Lisa deixou pela primeira vez a Europa e seguiu para os Estados Unidos. Para isso acontecer, foi feito um seguro e a obra foi avaliada em 100 milhões dólares. Em 1974, deixou a frança e desta vez fez um tuor pelo Japão. A visita vez tamanho sucesso que até hoje é retribuída por um número enorme de turistas japoneses.
No voo de volta, Japão Paris, a Rússia não autorizou que o avião não sobrevoasse o seu espaço aéreo se não fizesse uma escala em Moscou para apresentar a Mona Lisa aos camaradas soviéticos. Deste então, a tela mais famosa do mundo não deixa o museu do Louvre em Paris.
EPÍLOGO
A tela de Da Vinci virou ícone da cultura pop. Se Picasso odiava a Mona Lisa, grandes artistas do século XX, como Andy Warhol e Duchamp, a utilizaram para criticar a sociedade de consumo e também ajudaram a eternizá-la. Hoje, é um dos rostos mais conhecido do mundo.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.