Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DE MONA LISA PÓS-DA VINCI.

                                        Resultado de imagem para imagens mona lisa exposta no japão                       
QUEM VÊ E REPARA SEU DISCRETO SORRISO NÃO SABE PELO QUE PASSOU A COITADINHA, NESSES ÚLTIMOS 500 ANOS: ATACADA, ATORMENTADA, ROUBADA E SEQUESTRADA POR UM DITADOR. VAMOS CONHECER UM POUCO DESSA HISTÓRIA DA POBREZINHA DA MONA LISA.

Após a morte de Da Vinci, seus herdeiros venderam o quadro ao rei Francisco I da França por 12 mil francos e Mona Lisa foi morar no castelo em Amboíse, residência oficial do monarca. Em 1693, a tela passou a pertencer ao acervo pessoal de Luís XIV e, em 1709, Mona Lisa se muda com a corte para o Palácio de Versalhes.

                                                       Imagem relacionada
NAPOLEÃO E A MONA LISA

A Revolução Francesa e sua ideias liberais colocaram o mundo de cabeça para baixo. Durante 250 anos, o quadro só fora visto pela nobreza francesa. Agora ele teria que servir ao povo. Em 1793, apenas quatro anos após os primeiros gritos da Revolução, um antigo castelo, o Louvre, foi transformado em museu e aberto ao público.

Em 1800, a mão forte de Napoleão Bonaparte tomou para si o quadro e mandou pendurá-lo em seus aposentos pessoais no Palácio das Tuileries. Apenas com a sua queda em 1815, Mona Lisa seguiu para o seu definitivo lar, no Louvre. E assim foi, por quase 100 anos.
                                  Resultado de imagem para imagens roubo da monalisa
MONA LISA-SÉCULO XX

No século XX, uma outra onda de mudanças estourou. Em vez de conturbações políticas, essa trouxe uma revolução no mundo das artes, Mona Lisa e o Louvre se tornaram símbolos da arte e do estilo que se queria superar. "BRÛLER LE LOUVRE" ("queimar o Louvre") se tornou o lema da geração dos novos artistas, entre eles o pintor Pablo Picasso e o poeta Appolinaire. Picasso dizia que seria preciso incendiar o velho museu para que dele nascesse uma instituição mais moderna, que atendesse aos anseios dos novos artistas.
Em 21 de outubro de 1911, Mona Lisa foi roubada do museu de Louvre. Picasso e Appolinaire chegaram a figurar entre os suspeitos e foram interrogados, mas nada se provou contra eles. Dois anos depois, a polícia prendeu o pintor italiano Vincenzo Peruggia quando este tentou vender o quadro para o governo italiano por 95 mil dólares. O pintor conhecia Picasso e morava a poucas quadras dele,em Paris. suspeito!!!   
                               Resultado de imagem para imagens roubo da monalisa
MONA LISA- FASE DF SUPERESTAR

A parti dai, Mona Lisa começava sua face de celebridade internacional. Ela ficou tão em evidência e passou a ser tão assediada que, em 1956, acabou vítima de pelo menos dois atentados. Vejamos:
PRIMEIRO ATENTADO: Um visitante jamais identificado lançou ácido sobre a tela e a parte inferior da pintura, danificada, precisou ser restaurada.


SEGUNDO ATENTADO:
No dia 30 de dezembro, o estudante boliviano Ugo Unzaga Villegas jogou uma pedra na tela. O impacto descascou a pintura perto do cotovelo esquerdo de Mona Lisa, pobrezinha!! Ele foi preso e encaminhado pelas autoridades para tratamento psiquiátrico. A obra foi restaurada.
                                          Imagem relacionada
 MONA LISA-EXCURSIONANDO

Em 1963, o museu do Louvre decidiu atender a um outro tipo de assédio. Museus do mundo todo queriam expor a obra. Mona Lisa deixou pela primeira vez a Europa e seguiu para os Estados Unidos. Para isso acontecer, foi feito um seguro e a obra foi avaliada em 100 milhões dólares. Em 1974, deixou a frança e desta vez fez um tuor pelo Japão. A visita vez tamanho sucesso que até hoje é retribuída por um número enorme de turistas japoneses.
No voo de volta, Japão Paris, a Rússia não autorizou que o avião não sobrevoasse o seu espaço aéreo se não fizesse uma escala em Moscou para apresentar a Mona Lisa aos camaradas soviéticos. Deste então, a tela mais famosa do mundo não deixa o museu do Louvre em Paris.                    
EPÍLOGO

A tela de Da Vinci virou ícone da cultura pop. Se Picasso odiava a Mona Lisa, grandes artistas do século XX, como Andy Warhol e Duchamp, a utilizaram para criticar a sociedade de consumo e também ajudaram a eternizá-la. Hoje, é um dos rostos mais conhecido do mundo.


☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...