Pular para o conteúdo principal

IMPOSTO, SINÔNIMO DE GUERRAS

                                     Resultado de imagem para charges sobre impostos

"NADA É CERTO NESSE MUNDO EXCETO A MORTE E OS IMPOSTOS"(BENJAMIN FRANKLIN)

IMPOSTOS, SINÔNIMOS DE GUERRA
Desde os primórdios da civilização os governos arrecadam tributos dos cidadãos, por sua vez, reclamam da cobrança. Nesta publicação, vamos conhecer fatos históricos relacionados aos impostos que influenciaram o curso da nossa história.


O PAÍS DO IPTU: o IPTU, segundo o historiador José Eduardo Godoy, foi criado em Portugal, em 1641. "Um imposto chamado "decima" foi criado para financiar a guerra contra a Espanha e, mais tarde, veio para o Brasil", diz. "A décima dos prédios urbanos mudou de nome várias vezes e, hoje, é o IPTU.

REVOLUÇÃO FRANCESA: os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade dos iluministas VOLTAIRE, ROUSSEAU E DIDEROT forneceram uma motivação mais nobre à revolta, mas o povo francês não teria ido as ruas, fato este, fundamental para a vitória da burguesia, se não estivesse cansado de pagar impostos altíssimos para financiar guerras e extravagâncias da realeza.


INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: os EUA lutaram por sua independência e para se livrar dos impostos que a Inglaterra lhes cobrava sem que tivessem representação no Parlamento inglês.


GUERRA CIVIL AMERICANA OU SECESSÃO: muitos acreditam que a Guerra Civil americana foi lutada para abolir a escravidão, esse era, na melhor das hipóteses, um pretexto. Os Estados do Sul foram a Guerra porque as políticas alfandegárias eram contra seus interesses. O governo cobrava impostos altos sobre produtos manufaturados para proteger a nascente indústria do norte do país. Isso encareceria a vida dos agricultores do sul, que nada tinham a ganhar com o protecionismo.


PARA DERROTAR NAPOLEÃO BONAPARTE: o primeiro imposto de renda foi criado na Inglaterra em 1798 para arrecadar fundos e defender a ilha contra as forças do imperador Bonaparte, que ameaçava invadi-la.


GUERRA DOS FARRAPOS-BRASIL: um dos principais motivos que levaram o Rio grande do Sul à guerra por sua independência eram os elevados impostos sobre o gado em pé e a arroba de charque, os principais produtos do Estado.Por sua vez, o Império do Brasil criou, em 1845, o primeiro imposto de renda para financiar a guerra farroupilha.
                                                                                                    
A CHARGE ACIMA RETRATA COMO FUNCIONA O SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO. PARA ENTENDERMOS MELHOR, VOU COMPLETÁ-LA: ELES... O GOVERNO E O PODER ECONÔMICO USUFRUI...OS TRABALHADORES RECEBEM UM BELO PÉ NA BUNDA DE RECOMPENSA. CENÁRIO ADEQUADO PARA REVOLTA. SÓ FALTA ASCENDER O ESTOPIM. OU SEJA, ILUMINAR A CONSCIÊNCIA DO POVO.

☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...