
A MONOGAMIA É PRATICAMENTE INEXISTENTE ENTRE A MAIORIA DOS ANIMAIS. NÃO É DIFERENTE COM O HOMO SAPIENS. O QUE NOS DIFERE, SÃO AS LEIS INSTITUCIONALIZADAS E A LEIS MORAIS APREGOADAS PELA RELIGIÃO QUE PESAM NA CONSCIÊNCIA HUMANA.
"O mais poderoso mito que envolve a monogamia é aquele que se diz que, ao encontrarmos o amor das nossas vidas, nos dedicaremos inteiramente a ele. A biologia mostra que há um lado irracional no comportamento humano"
(Barash).
A tendência a poligamia, ou seja a infidelidade é natural ao ser humano, o que não quer dizer que não possa resistir. A sociedade cria mecanismos para tolher o "lado irracional" humano. A classificação do adultério como pecado pelo cristianismo é um exemplo bem claro. Há outra norma de cunho cultural muito poderosa que inibe os extintos sexuais do homo sapiens: quem ama não trai.
A instituição da monogamia surge por necessidade. Aparece quando as sociedades passam por processos de normatização, como criação de propriedade privada tornando-se mais complexo a questão do legado e de sucessão. Não quer dizer que tenha ocorrido em todas sociedades e culturas.
Na natureza, as fêmeas são menos dadas as aventuras extraconjugais, ou seja, conseguem ter um autocontrole dos seus extintos sexuais. Ao contrário dos homens, cuja característica evolutiva é espalhar o sêmen mundo afora, as mulheres optaram por ser objetos de disputa.
"A monogamia é o comportamento cultural mais difícil entre humanos" (Margaret Mead).
A favor da monogamia conjugal, o máximo que os cientistas conseguiram catalogar é o caso exemplar do parasita DIPLOZOON PARADOXUM: ele encontra uma larva virgem e se funde a ela. Permanecem juntos para sempre. Até que a morte os separe.
O amor é a arma mais poderosa que sedimenta o envolvimento entre dois humanos que se gostam. O amor é a invenção cultural mais importante do homo sapiens.Ele consegue manter uma prática que vai contra a natureza humana, a monogamia. /imgs.jusbr.com/publications/artigos/images/18-archies1497654023.jpg)
/imgs.jusbr.com/publications/artigos/images/18-archies1497654023.jpg)
SEGUNDO OS PESQUISADORES, A FREQUÊNCIA SEXUAL DE MUITOS MACHOS DECAI COM A FALTA DE VARIEDADES DE PARCEIRAS SEXUAIS. DIANTE DISSO, CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO: QUANDO A SOCIEDADE IMPÕE AOS HOMENS A MONOGAMIA ESTÁ COMETENDO UM PECADO CONTRA A SUA NATUREZA. SERÁ QUE OS BENEFÍCIOS SOBREPÕEM AS CONSEQUÊNCIAS? DEIXO A PERGUNTA PARA REFLEXÃO.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.