Pular para o conteúdo principal

ORIGEM DE EXPRESSÕES POPULARES

                                        Resultado de imagem para imagens expressões populares fazer o diabo a quatro   
"FAZER O DIABO A QUATRO"
Dizemos que alguém "fez o diabo a quatro" quando ele fez algo extraordinário ou aprontou uma grande bagunça. Esta expressão nasceu na França e o original é: faire le diable à quatre. Originou-se durante a Idade Média. 
Nas peças de teatro daquela época, um dos personagens que sempre aparecia era o diabo. Quando o autor das apresentações queria fazer algum barulho, criava papeis para um ou dois diabos. Quando a ideia era causar susto mesmo, fazer uma verdadeira bagunça na peça, escalava quatro diabos. "Daí o diabo a quatro significar coisas espantosas, grande confusão".
         Resultado de imagem para imagens expressões populares vá plantar batataResultado de imagem para imagens expressões populares vá plantar batata
"VÁ PLANTAR BATATAS"-"É BATATA"
Alguém te encheu o saco o dia todo? É só mandá-lo plantar batatas que ele o deixará em paz. Mas o que a pobre da batata tem com isso? É uma expressão de origem portuguesa, começou a ser usada no século XV, época em que a navegação e a pesca do bacalhau ganharam prestígio em Portugal. A agricultura era vítima de um certo desdém, principalmente a batata, tida com alimento vulgar, quem se dedicasse a plantá-la sujeitava-se a uma atividade desqualificada.

Mais tarde, com a Revolução Industrial, ser operário dava mais status do que ser lavrador no cultivo do tubérculo. Com a decadência das pequenas indústrias, os trabalhadores desempregados eram aconselhados a plantar batata.
A batata também é atriz principal de outra expressão "é batata". Usada para designar algo simples de ser feito, que facilmente ira acontecer. A expressão surgiu como referência à facilidade de cultivar a batata em diferentes locais. Imagem relacionada
"MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS"

Quando chamamos alguém de "Maria-vai-com-as-outras" estamos dizendo que a pessoas não tem opinião própria, é insegura para tomar decisões e, por isso, acaba seguindo a opinião e a vontade dos outros.
A expressão tem origem no século XIX, com a vinda da família real para o Rio de Janeiro. A mãe de D. João VI, a rainha Maria I, costumava passear as margens do rio Carioca, no antigo bairro de Águas Férreas. Maria I era conhecida pelas suas maluquice, tanto que era conhecida como "A Louca". Como ela ia fazer o passeio pelas mãos de suas damas de companhia, o povo, como não deixa passar nada, dizia: "Maria vai com as outras"
                    Resultado de imagem para imagens expressões populares acabar em pizza Resultado de imagem para imagens expressões populares acabar em pizza                     
"ACABAR EM PIZZA"
É uma expressão que não nos causa muito orgulho. Está intimamente ligada ao âmbito político. É uma expressão de origem nacional que nasceu perto do gramado palmeirense. "Acabar em pizza", significa que algo errado que merecia punição, simplesmente acabou sem punição alguma. Isso não é familiar?
A expressão está relacionada ao futebol. Especificamente a Sociedade Esportiva Palmeiras, clube paulistano criado por italianos, o antigo Palestra Itália, e a um palmeirense, o jornalista esportivo Milton Peruzzi, morto em 2001.

Na década de 1960, uma crise envolvendo cartolas se instalou no Palmeiras. Uma briga começou no clube e, 14 horas depois, os dirigentes ainda discutiam quando o estomago reclamou. Todos foram a uma pizzaria. Duas rodadas de chope, algumas garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes depois, a paz voltou a reinar. Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, presenciou tudo e cunhou a manchete no dia seguinte: Crise no Palmeiras termina em "pizza".
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e