
O PODER DA RETÓRICAUm dos principais motivos para a ascensão de Hitler era a paixão de seus discursos, capaz de provocar lágrimas da plateia. Vejamos sua capacidade de sofismar no trecho abaixo, pincelado de um pronunciamento de 1927.
"Se alguém o chamar de imperialista, pergunte a ele: Você não quer ser um? Se disser que não, então nunca poderá ser pai, porque aquele que tem um filho precisa preocupar-se com o pão de cada dia. Mas, se você fornece o pão de cada dia, então é um imperialista. O nosso objetivo deve ser formar uma semente que irá crescer constantemente, ganhando energia e força para o grande objetivo. Aquele a quem os céus deram a grandeza de decidir, eles também deram o direito de dominar".
A PALAVRA É A ARMA MAIS PODEROSA DO MUNDO. TEM A CAPACIDADE DE ANIQUILAR, LEVANTAR, MANIPULAR, ALIENAR E IDEOLOGIZAR MULTIDÕES. O INDIVÍDUO COM O PODER DA PALAVRA É CAPAZ DE TRANSFORMAR UMA SOCIEDADE EM CORDEIRINHOS.

HITLER-1889: Nasce na pequena cidade de Braunau Áustria. Seu fraco desempenho escolar o fez abandonar o colégio com 16 anos e seguir pouco depois para Viena com o intuito de estudar pintura.
HITLER-1914: O início da Primeira Guerra Mundial o impede a se alistar na infantaria alemã. Mesmo condecorado duas vezes por bravura, é tido como inapto para a promoção por não demonstrar liderança. Acaba no hospital depois de sofrer um ataque com gás.
HITLER-1918: Ainda no Exército, recebe a missão de vigiar grupos extremistas em Munique e acaba tornando-se o 55º integrante de um deles. Seus discursos fazem com que, cinco anos depois, o movimento passe a reunir 55 mil membros.
HITLER-1923: Proclama sem secesso uma revolução contra o governo e acaba na prisão, onde escreve seu livro MINHA LUTA. Cumpre apenas dez meses de reclusão e reorganiza o Partido Nazista, que nove anos depois torna-se o maior do Parlamento.
HITLER-1932: Concorre a presidência, é derrotado por Pau Von Hindemburg e começa a perder força política. Mas, dez meses depois, manobra nos bastidores forçam Hindemburg a dar-lhe o controle do governo, no cargo de Chanceler.
HITLER-1933: Um atentado incendeia o prédio do Parlamento. Hitler aproveita a oportunidade para suspender direitos civis e prender inimigos políticos. Nos meses seguintes, ganha o direito de promulgar leis e fecha todos os partidos e organizações não-nazistas.
HITLER- 1934: Hindemburg morre, Hitler assume também o cargo de Presidente e consolida de vez seu poder. Aproveita o impasse nas relações internacionais para armar o seu Exército, reocupar territórios perdidos durante a Primeira Guerra e anexar a Áustria.
HITLER-1939: Depois de invadir a Tchecoslováquia, Hitler avança sobre a Polônia e dá início à Segunda Guerra Mundial. Menos de dez meses depois, França, Holanda, Noruega, Dinamarca, Bélgica e Luxemburgo já estão sob domínio Alemão.
HITLER-1941: Ordena o assassinato em massa de Judeus e invade a Rússia. O fracasso desse ataque abre espaço para a contra-ofensiva soviética e para que britânicos, americanos e seus aliados comecem a retomar os territórios ocupados.
HITLER-1945: Mesmo acuado, Hitler se recusa a colocar seu Exército na defensiva, tenta ataques desesperados e perde cada vez mais territórios. Com os Russos nas redondezas de Berlim, suicida-se.

Apesar de matar oponentes em uma escala nunca vista antes na Alemanha, Hitler tinha o apoio da maioria da população. A classe média, os industriais, os proprietários rurais saíram ilesos de sua ação. E, atacando as minorias, ele conseguiu dar à população a impressão da unidade nacional.




CONHECER HISTÓRIA É FUNDAMENTAL. HITLER, FRANCO, SALAZAR, MAO, PINOCHET, STALIN, DITADORES LATINOS-AMERICANOS E AFRICANOS, SÃO LIDERES QUE DEIXARAM REGISTRADOS NOS ANAIS DA HISTÓRIA QUE EXTREMISTAS E RADICAIS NO PODER NÃO SERVEM PARA GOVERNAR.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.