Pular para o conteúdo principal

COMO TIRADENTES FOI TRANSFORMADO EM HERÓI NACIONAL.


                             

Até 1873 Tiradentes manteve-se esquecido. A partir desta data, a historiografia começou a transformá-lo em símbolo da República, uma espécie de Cristo cívico, levando-o a condição de herói nacional.

Oficialmente o feriado nacional em homenagem a Tiradentes foi estabelecido em 1890. Tiradentes tornou-se ícone da República instalada através de um golpe militar em 15 de novembro de 1889. A criação de símbolos e, consequentemente de heróis nacionais com ideologias similares são fundamentais para o sucesso de novos regimes políticos.

Por que Tiradentes foi resgatado do esquecimento secular e elevado a condição de herói nacional e símbolo da República? Tiradentes era a escolha perfeita, pois simbolizava a luta contra a monarquia, participou de um movimento elitista, republicano e que não ameaçava nenhuma mudança na estrutura social. Além disso, não era um revolucionário radical que pudesse servir de exemplo e incentivar revoltas populares violentas que ameaçasse os privilégios da elite dominante.

 

REPRESENTAÇÃO DA FIGURA DE TIRADENTES 

Tiradentes foi sendo apresentado de forma diferente ao longo da história. Suas representações variavam de acordo o tipo de governo, "democrático ou "autoritário". Nos períodos "democráticos", dava ênfase a imagem que assemelha-se a Jesus cristo, usando cabelo comprido, barba e túnica. Foi assim que tornou-se aceito como símbolo nacional tanto por monarquistas, abolicionistas, como republicanos. 

No Estado Novo de Getúlio Vargas e no período militar a partir da década de 60 do século XX, a imagem do Cristo cívico é substituída por um Tiradentes mais austero, com vestes militares. Durante o governo militar, dezembro de 1965, o alferes Joaquim José da Silva Xavier foi convertido em Patrono Cívico da Nação Brasileira, título que manteve após a redemocratização do país.
  

TIRADENTES ESQUARTEJADO-QUADRO DE PEDRO AMÉRICO

Esta obra de Pedro Américo foi minuciosamente pensada para reforçar a imagem de Tiradentes a Cristo e de grande herói:transforma a base da forca em uma cruz e com a imagem de Jesus Cristo ao lado de sua cabeça, o braço caído faz referência a obras heroicas clássicas como Pietà,de Michelangelo ou a morte de Marat, de Jacques-Louis David. Além disso, as partes do corpo, pena estendida, tronco, braço e pé, formam a silhueta do mapa do Brasil, legitimando Tiradentes como um herói nacional.

☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e