Até 1873 Tiradentes manteve-se esquecido. A partir desta data, a historiografia começou a transformá-lo em símbolo da República, uma espécie de Cristo cívico, levando-o a condição de herói nacional.
Oficialmente o feriado nacional em homenagem a Tiradentes foi estabelecido em 1890. Tiradentes tornou-se ícone da República instalada através de um golpe militar em 15 de novembro de 1889. A criação de símbolos e, consequentemente de heróis nacionais com ideologias similares são fundamentais para o sucesso de novos regimes políticos.
Por que Tiradentes foi resgatado do esquecimento secular e elevado a condição de herói nacional e símbolo da República? Tiradentes era a escolha perfeita, pois simbolizava a luta contra a monarquia, participou de um movimento elitista, republicano e que não ameaçava nenhuma mudança na estrutura social. Além disso, não era um revolucionário radical que pudesse servir de exemplo e incentivar revoltas populares violentas que ameaçasse os privilégios da elite dominante.
REPRESENTAÇÃO DA FIGURA DE TIRADENTES
Tiradentes foi sendo apresentado de forma diferente ao longo da história. Suas representações variavam de acordo o tipo de governo, "democrático ou "autoritário". Nos períodos "democráticos", dava ênfase a imagem que assemelha-se a Jesus cristo, usando cabelo comprido, barba e túnica. Foi assim que tornou-se aceito como símbolo nacional tanto por monarquistas, abolicionistas, como republicanos.
No Estado Novo de Getúlio Vargas e no período militar a partir da década de 60 do século XX, a imagem do Cristo cívico é substituída por um Tiradentes mais austero, com vestes militares. Durante o governo militar, dezembro de 1965, o alferes Joaquim José da Silva Xavier foi convertido em Patrono Cívico da Nação Brasileira, título que manteve após a redemocratização do país.
TIRADENTES ESQUARTEJADO-QUADRO DE PEDRO AMÉRICO
Esta obra de Pedro Américo foi minuciosamente pensada para reforçar a imagem de Tiradentes a Cristo e de grande herói:transforma a base da forca em uma cruz e com a imagem de Jesus Cristo ao lado de sua cabeça, o braço caído faz referência a obras heroicas clássicas como Pietà,de Michelangelo ou a morte de Marat, de Jacques-Louis David. Além disso, as partes do corpo, pena estendida, tronco, braço e pé, formam a silhueta do mapa do Brasil, legitimando Tiradentes como um herói nacional.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.