Pular para o conteúdo principal

O BRASILEIRO TEM DUPLA MORAL. SOMOS AMBÍGUOS EM RELAÇÃO A ÉTICA E A MORAL.


                                   
"FAMILISMO AMORAL"

A ambiguidade em relação às regras, reduz-se a ética que privilegia as relações domésticas e familiares, fechando os olhos para o que é público. Dentro desta percepção, podemos dizer que o brasileiro desde o início da colonização apresenta uma dupla moral.

Na rua, liberais e tolerantes, progressistas e modernos. Em casa, antissemitas, racistas, homofóbicos e machistas. Essa fisionomia bifronte (tem duas faces) se vê claramente nos comportamentos diários que nós mesmos, não só os políticos. Temos a propina para amaciar a multa, a buzina estridente na porta do hospital, as piadas de baixo nível envolvendo minorias, a crença não confessa de que "bandido bom é bandido morto", hábitos de incivilidade (indelicadeza) como falar palavrão aos berros, avançar faróis vermelhos, jogar lixo pela janela.

Não conseguimos roubar tanto como o fazem os políticos, mas temos uma ética muito maleável. Roubamos no miúdo, por meio de pequenas atitudes que se querem discretas. Nosso "jeitinho" é uma maneira boa-praça de encarar e viver o "familismo amoral". E ele é nefasto, se confunde com corrupção, pois desiguala o que deveria ser tratado com igualdade. O que faz que a lei seja desmoralizada e quem a cumpre, é estigmatizado como otário, não esperto.


USEI COMO BASE O TEXTO DE MARY DEL PRIORY.
                                    
A ponte da ÉTICA é estreita, todos visualizam, mas poucos querem atravessar.

A décadas, elegemos e convivemos com políticos que beiram a marginalidade e que, com raríssima exceções, esquecem de fazer políticas de excelência na saúde e educação, que ignoram os níveis de violência, que se recusam a pensar na desigualdade social que machuca o país. O Brasil há décadas está inserido na lista dos países mais corruptos do mundo, há décadas, existe um esquema de corrupção envolvendo o poder público, as grandes empresas e praticamente todos os partidos políticos. Diante deste contexto, cabe algumas indagações:

-Por que só agora a sociedade resolveu indignar-se e vestir a roupa da moralidade?
-Por que o combate a corrupção e a punição dos corruptos é seletivo?
-Por que a lei bate em alguns e acaricia outros?
-Por que a sociedade fica indignada, revoltada com a corrupção de alguns políticos e aceita com passividade a corrupção de outros?
-Por que estamos divididos, intolerantes, odiosos, deixando o fascismo aflorar?

Segundo Mary Del Piory, a resposta esteja na dupla moral que nos acompanha. Acrescento mais, a retórica da ética e da moralidade se dissolve rapidamente quando colocamos em prática nossas ações. A ética e a moralidade sai de fininho e entra a hipocrisia.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...