HITLER VS STALIN
Em 22 de junho de 1941, Hitler inicia a invasão da União Soviética e da início a maior operação militar de todos os tempos, Operação Barbarossa. O objetivo era a tomada de Leningrado e de Moscou, alem da rendição incondicional da URSS.
O deslocamento Alemão foi extremamente rápido, em apenas um mês conquistou 800 Km. A superioridade militar alemã era muito grande, mas os soviéticos compensaram com bravura e sacrifícios.
OPERAÇÃO BARBAROSSA-CURIOSIDADES DA MAIOR CAMPANHA MILITAR DA HISTÓRIA.
- Os Prelúdios, de Liszt: foi a trilha sonora escolhida por Hitler para a operação. Os acordes ressoavam em alto-falantes nos veículos alemães, enquanto cidades queimavam e milhões de pessoas eram massacradas.
- 4 milhões de soldados foram enviados por Hitler na Operação Barbarossa. Desses, 3 milhões eram alemães. Os outros vinham da Itália, Romênia e dos países sob o domínio nazista.
- Sob fogo cruzado, a Batalha de Kursk, em julho de 1943, foi o maior combate de blindados na história. 2.500 tanques alemães enfrentaram 5.000 tanques soviéticos.
O objetivo de Hitler era exterminar 30 milhões de soviéticos, dessa forma abriria espaço pra a colonização alemã do Leste Europeu. Ao fim da Segunda Guerra, 27 milhões de soviéticos haviam morrido.
- Fome e canibalismo. Três meses foi a duração do Cerco a Leningrado, hoje Petrogrado. A cidade foi bloqueada pelos nazistas em dezembro de 1941. Sem alimentos, a população teve que comer ratos, couro de sapatos, serragem, tinta de paredes e cadáveres.
-Poucos meses após a investida, o inverno pararia as unidades alemãs antes de chegarem a Moscou. Na perspectiva atual, aquele era o prelúdio da derrota de 1945. Três milhões de soldados alemães não retornariam à terra natal.
- Com as mãos congeladas, os soldados de Hitler não conseguiam sequer apertar os gatilhos das armas. Para se proteger do vento gelado, construíam muralhas com cadáveres. Pálpebras, orelhas, nariz congelavam e caíam. em 1943, com metade das tropas dizimadas, os alemães se renderam. Pela primeira vez, Hitler sentiu o gosto da derrota.
-A Rússia perdeu dez vezes mais pessoas na Operação Barbarossa. Cerca de 10 milhões eram soldados do Exército Vermelho. Mais de 3 milhões eram prisioneiros de guerra nos campos alemães. 3 milhões de Judeus Russos foram sistematicamente assassinados pelos alemães. Cerca de 6 milhões de civis caíram, de alguma forma, vítimas da política alemã de extermínio.
PARA REFLETIRMOS.
"SE ALGUÉM MATA UM HOMEM, É UM ASSASSINO. SE MATA MILHÕES DE HOMENS, É UM CONQUISTADOR. SE MATA TODOS, É UM DEUS". (JEAN ROSTAND)
"A MORTE DE UMA PESSOA É UMA TRAGÉDIA: A MORTE DE MILHÕES, UMA ESTATÍSTICA". (JOSEPH STALIN)
TEMOS QUE REPENSAR NOSSOS CONCEITOS.
SANDRO LUCAS HISTÓRIA
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.