Pular para o conteúdo principal

OPERAÇÃO BARBAROSSA: MAIOR CARNIFICINA DA HISTÓRIA.

                         

HITLER VS STALIN

Em 22 de junho de 1941, Hitler inicia a invasão da União Soviética e da início a maior operação militar de todos os tempos, Operação Barbarossa. O objetivo era a tomada de Leningrado e de Moscou, alem da rendição incondicional da URSS. 

O deslocamento Alemão foi extremamente rápido, em apenas um mês conquistou 800 Km. A superioridade militar alemã era muito grande, mas os soviéticos compensaram com bravura e sacrifícios.

                                      

OPERAÇÃO BARBAROSSA-CURIOSIDADES DA MAIOR CAMPANHA MILITAR DA HISTÓRIA.
- Os Prelúdios, de Liszt: foi a trilha sonora escolhida por Hitler para a operação. Os acordes ressoavam em alto-falantes nos veículos alemães, enquanto cidades queimavam e milhões de pessoas eram massacradas.

- 4 milhões de soldados foram enviados por Hitler na Operação Barbarossa. Desses, 3 milhões eram alemães. Os outros vinham da Itália, Romênia e dos países sob o domínio nazista.

- Sob fogo cruzado, a Batalha de Kursk, em julho de 1943, foi o maior combate de blindados na história. 2.500 tanques alemães enfrentaram 5.000 tanques soviéticos.



O objetivo de Hitler era exterminar 30 milhões de soviéticos, dessa forma abriria espaço pra a colonização alemã do Leste Europeu. Ao fim da Segunda Guerra, 27 milhões de soviéticos haviam morrido.

- Fome e canibalismo. Três meses foi a duração do Cerco a Leningrado, hoje Petrogrado. A cidade foi bloqueada pelos nazistas em dezembro de 1941. Sem alimentos, a população teve que comer ratos, couro de sapatos, serragem, tinta de paredes e cadáveres.

                                        
-Poucos meses após a investida, o inverno pararia as unidades alemãs antes de chegarem a Moscou. Na perspectiva atual, aquele era o prelúdio da derrota de 1945. Três milhões de soldados alemães não retornariam à terra natal. 

- Com as mãos congeladas, os soldados de Hitler não conseguiam sequer apertar os gatilhos das armas. Para se proteger do vento gelado, construíam muralhas com cadáveres. Pálpebras, orelhas, nariz congelavam e caíam. em 1943, com metade das tropas dizimadas, os alemães se renderam. Pela primeira vez, Hitler sentiu o gosto da derrota.

 

-A Rússia perdeu dez vezes mais pessoas na Operação Barbarossa. Cerca de 10 milhões eram soldados do Exército Vermelho. Mais de 3 milhões eram prisioneiros de guerra nos campos alemães. 3 milhões de Judeus Russos foram sistematicamente assassinados pelos alemães. Cerca de 6 milhões de civis caíram, de alguma forma, vítimas da política alemã de extermínio.

PARA REFLETIRMOS.

"SE ALGUÉM MATA UM HOMEM, É UM ASSASSINO. SE MATA MILHÕES DE HOMENS, É UM CONQUISTADOR. SE MATA TODOS, É UM DEUS". (JEAN ROSTAND)

"A MORTE DE UMA PESSOA É UMA TRAGÉDIA: A MORTE DE MILHÕES, UMA ESTATÍSTICA". (JOSEPH STALIN) 

TEMOS QUE REPENSAR NOSSOS CONCEITOS.


SANDRO LUCAS HISTÓRIA 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ