
Para o historiador Morton Hunt, ao explicar o sentimento, os gregos inventaram o amor 💝. Boa parte do nosso dicionário amoroso herdamos dos gregos: erotismo, poligamia zoofilia, ninfomania, hermafrodita afrodisíaco, homossexualismo.
Na Grécia Clássica, o amor ❤️ era puro, visto como inerente a natureza humana. Os gregos não viam pecado no amor ❤️, pois a concepção de amor pecaminoso surgiu com o advento do cristianismo.
Na Grécia o amor ❤️ entre iguais era cultural, virou relação superior. Aristóteles, que considerava o homossexualismo uma "mórbida anormalidade", defendeu a ideia que "o amor é a amizade são plenos somente entre os homens". Sócrates confessou sentir um fogo quando via um homem.
Vou abordar o amor ❤️ entre iguais na Grécia clássica através da relação entre Sócrates e Alcebíades.

AMOR 💝 REVERENCIAL
Era noite de banquete na casa do poeta grego Agatão. O filósofo Sócrates tomou banho, vestiu sua melhor túnica e calçou sandálias, o que não era seu costume.
No caminho, cruzou com Aristodemo. O amigo estranhou a indumentária do compatriota, a quem Sócrates explicou animado: "Estou vestido assim para ir bonito à casa de um homem bonito".
Na festa, ele encontrou-se com Fredo, Eriximaco, Pausânias e Aristóteles. Seu fã e amante, Alcebíades, apareceu tarde, já muito bêbado. Magnífico orador e guerreiro, ele era discípulo de Sócrates e nunca escondeu de ninguém a avassaladora paixão pelo professor.
Ao entrar pelo recinto, viu Sócrates dividindo o divã com o anfitrião e disparou aos berros: "Estou vendo que você faria qualquer coisa para sentar-se ao lado do homem mais bonito da festa". Irritado , o filósofo teria rebatido: "Meu amor ❤️ por esse menino só me trouxe problema. O ciúme dele não me deixa se quer olhar para outro homem".
O diálogo foi relatado por Platão na obra Symposium. Alcebíades fez de tudo para conquistar o amor de Sócrates. Só que nem o jogo de sedução, nem os presentes e nem as escapadas furtivas para a cama do mestre fizeram o filósofo entregar o coração ao aprendiz.
EPÍLOGO
Ao lermos sobre os gregos clássicos, devemos deixar de lado nossa concepção judaica-cristã sobre o amor para não sermos preconceituosos.
O amor foi metamorfoseando-se no decorrer da História. Do seu nascedouro, sedentarismo do homo sapiens, passando pela Grécia clássica, Roma antiga, gênesis do cristianismo, Idade Média, Moderna e Pós-Moderna, ele foi sendo facetado.
"DE TODAS AS MINHAS LIMITAÇÕES, SEI QUE NO AMOR 💝 JAMAIS TEREI LIMITES. MESMO QUE O AMOR 💝 SE LIMITE NO MEU 💕 AMOR. (SÓCRATES)
☠️☠️SANDRO LUCAS ☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.