Pular para o conteúdo principal

SÓCRATES E ALCEBÍADES: AMOR 💞 REVENCIAL, ADMIRAÇÃO.



Para o historiador Morton Hunt, ao explicar o sentimento, os gregos inventaram o amor 💝. Boa parte do nosso dicionário amoroso herdamos dos gregos: erotismo, poligamia zoofilia, ninfomania, hermafrodita afrodisíaco, homossexualismo.

Na Grécia Clássica, o amor ❤️ era puro, visto como inerente a natureza humana. Os gregos não viam pecado no amor ❤️, pois a concepção de amor pecaminoso surgiu com o advento do cristianismo.

Na Grécia o amor ❤️ entre iguais era cultural, virou relação superior. Aristóteles, que considerava o homossexualismo uma "mórbida anormalidade", defendeu a ideia que "o amor é a amizade são plenos somente entre os homens". Sócrates confessou sentir um fogo quando via um homem.

Vou abordar o amor ❤️ entre iguais na Grécia clássica através da relação entre Sócrates e Alcebíades.


AMOR 💝 REVERENCIAL

Era noite de banquete na casa do poeta grego Agatão. O filósofo Sócrates tomou banho, vestiu sua melhor túnica e calçou sandálias, o que não era seu costume.

No caminho, cruzou com Aristodemo. O amigo estranhou a indumentária do compatriota, a quem Sócrates explicou animado: "Estou vestido assim para ir bonito à casa de um homem bonito".

Na festa, ele encontrou-se com Fredo, Eriximaco, Pausânias e Aristóteles. Seu fã e amante, Alcebíades, apareceu tarde, já muito bêbado. Magnífico orador e guerreiro, ele era discípulo de Sócrates e nunca escondeu de ninguém a avassaladora paixão pelo professor.

Ao entrar pelo recinto, viu Sócrates dividindo o divã com o anfitrião e disparou aos berros: "Estou vendo que você faria qualquer coisa para sentar-se ao lado do homem mais bonito da festa". Irritado , o filósofo teria rebatido: "Meu amor ❤️ por esse menino só me trouxe problema. O ciúme dele não me deixa se quer olhar para outro homem".

O diálogo foi relatado por Platão na obra Symposium. Alcebíades fez de tudo para conquistar o amor de Sócrates. Só que nem o jogo de sedução, nem os presentes e nem as escapadas furtivas para a cama do mestre fizeram o filósofo entregar o coração ao aprendiz.

EPÍLOGO

Ao lermos sobre os gregos clássicos, devemos deixar de lado nossa concepção judaica-cristã sobre o amor para não sermos preconceituosos.

O amor foi metamorfoseando-se no decorrer da História. Do seu nascedouro, sedentarismo do homo sapiens, passando pela Grécia clássica, Roma antiga, gênesis do cristianismo, Idade Média, Moderna e Pós-Moderna, ele foi sendo facetado.

"DE TODAS AS MINHAS LIMITAÇÕES, SEI QUE NO AMOR 💝 JAMAIS TEREI LIMITES. MESMO QUE O AMOR 💝 SE LIMITE NO MEU 💕 AMOR. (SÓCRATES)

☠️☠️SANDRO LUCAS ☠️☠️
PARCERIA AMAZON-CLIQUE E COMPRE NA LOJA ATRAVÉS DO BLOG


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e