O amor 💖 é um sentimento complexo, capaz de aflorar reações paradoxais. A História deixou atos de amor 💖 esplendorosos, como: doar a vida em prol da humanidade ( maior símbolo de amor da História); pessoas que abdicaram a tudo, poder e riqueza, para viver um grande amor. Mas provocou atos inversos, como: um homem forte e de fé, por causa do amor, deixou ser enganado por uma mulher (Sansão e Dalila); um rei mandar para morte um soldado, para ficar com sua mulher (Davi); uma guerra épica provocada pelo rapto da mulher amada (Guerra de Tróia); a trágica história de amor envolvendo Euclides da Cunha, Ana Emília Ribeiro e o militar Dilermando.
Vou escrever para vocês sobre dois símbolos do amor 💕 perpetuados na História: Taj Mahal e os Jardins Suspensos da Babilônia.
UMA GRANDE OBRA PARA UM GRANDE AMOR💝
O Taj Mahal nasceu de uma bela história de amor. Muntaz Mahal era a esposa mais querida do xá Jahan, imperador do clã mongol que dominava a Índia no século 17. Em 1631, ela morreu ao dar à luz o 14º filho do xá. Para honrá-la, ele ordenou a construção desse gigantesco mausoléu – tão luxuoso que foi chamado de Taj, “coroa” em persa
Begam era uma princesa persa e a preferida do imperador. Eles se casaram em 1612 e ficaram juntos por 19 anos. Ela morreu ao dar à luz ao 14.° filho do casal.
Sua morte o abalou tanto que Jahan teve a necessidade de homenagear sua bela esposa. Assim, esse luxuoso mausoléu representa uma das maiores provas de amor💝 do mundo
O Taj Mahal foi eleito patrimônio mundial pela Unesco em 1983 e também está na lista de uma das sete maravilhas do mundo moderno, desde 2007.
UM JARDIM PARA UMA FLOR
A Babilônia, que ficava no atual Iraque, era um território seco e árido. Má notícia para o rei Nabucodonosor: sua esposa Ametys sentia falta da rica vegetação de sua cidade natal. Para alegrar sua amada, ele mandou erguer pátios decorados com as mais belas plantas das regiões vizinhas . E assim criou os Jardins Suspensos da Babilônia
Nabucodonosor concedeu a sua amada um campo de flores e eternizou na História um dos símbolos de amor 💖 de um homem para com uma mulher.
Em virtude da falta de evidências, tem sido sugerido que os Jardins Suspensos são puramente míticos, e que as descrições encontradas nos escritos gregos e romanos antigos (incluindo Estrabão, Diodoro Sículo e Quinto Cúrcio Rufo) representam apenas um ideal romântico de um jardim oriental. Se ele de fato existiu, foi destruído em algum momento após o primeiro século d.C
Sendo mito ou não, o mais importante
é a mensagem de amor ❤️ eternizada
na História.
EPÍLOGO
Lógico que por traz dessas declarações de amor há um lado obscuro. Os monumentos foram construídos por escravos, causando morte e sofrimento de milhares de seres humanos. Isso é uma outra história que fica para depois.
☠️☠️SANDRO LUCAS ☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.