Pular para o conteúdo principal

ELIZABETH TEIXEIRA: EXEMPLO DE MULHER.


ELIZABETH TEIXEIRA: EXEMPLO DE LUTA.

Todos nós temos participação direta na construção da História. Há pessoas que são especiais devido a volúpia do engajamento nas transformações históricas. É o caso da ativista e sindicalista Elizabeth Teixeira. Exemplo de luta e de mulher.

A paraibano Elizabeth Teixeira é o ícone feminino das lutas camponesas por justiça social no campo da metade do século XX (Ligas Camponesas). Ela abriu mão do conforto para viver o amor ❤️ ao lado de um  trabalhador rural e analfabeto. Formou família e teve um papel de destaque no movimento agrário no Brasil.

Junto ao marido, João Pedro Teixeira, fundou na Paraíba o maior sindicato de trabalhadores agrários do país até então. Com o assassinato do companheiro, assumiu a liderança do movimento em 1962.

Foi presa por várias vezes e, numa delas, retorna à casa para daparár-se com a tragédia do suicídio da filha mais velha que não aguentou conviver com a probabilidade de a mãe ter o mesmo destino do pai.

Em 1964, com a implantação da Ditadura Militar, foi presa pelo Exército. Depois de liberta, precisa fugir para não ser morta. Esconde-se na Cidade de São Rafael (RN) até 1981, quando passa morar em João Pessoa.



LEGADO DA LUTA

A luta de Elizabeth Teixeira não é lembrada apenas como registro histórico. Deixou raízes profundas na luta pela posse da terra no Brasil. Trouxe consciência ao homem do campo dos próprios direitos e deixou a organização como instrumento de luta.

Elizabeth e seu marido, João Pedro, abriram o caminho em busca da justiça social no campo, mas a luta continua atualizando-se.

."Enquanto houver a fome e a miséria atingindo a classe trabalhadora, tem que haver luta dos camponeses, dos operários, das mulheres"... (Elizabeth Teixeira)

"Cadê a Reforma Agrária? Não vou ver o sonho da terra partilhada? A luta não pode parar enquanto a Reforma Agrária não for implantada. Essa luta fica para os jovens". (Elizabeth Teixeira)

Fique tranquila, "Mulher Marcada Para Viver". Seu exemplo está eternizado na História, servindo de inspiração para os mais jovens continuarem lutando.

REGISTROS HISTÓRICOS

Elizabeth Teixeira em 1962.


O líder camponês João Pedro Teixeira, sua mulher Elizabeth Teixeira e seus filhos.


Corpo de João Pedro Teixeira assassinado.

Reportagem sobre o assassinato de João Pedro Teixeira.

Cena do documentário Cabra Marcado para Morrer  de Eduardo Coutinho sobre a luta de João Pedro e Elizabeth Teixeira.

Elizabeth Teixeira (centro), cercada por seu filhos e netos, e o cineasta Eduardo Coutinho (braços cruzados).

Casa onde morou Elizabeth Teixeira e família.

Elizabeth Teixeira na homenagem feita ao seu marido pela ONG-Memoria das Ligas Camponesas.

Aniversário de Elizabeth Teixeira de 90 anos de vida e luta.

SANDRO LUCAS ☠️☠️






Comentários

  1. Não conhecia a história de dona Elizabeth, gostei muito, penso que precisamos de mais pessoas assim, dispostas a lutar pelo homem do campo, pois são os que de fato garantem o nosso sustento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca haverá justiça social se não houver democracia democracia no campo.

      Excluir
  2. Fiquei emocionada com a história de vida e luta desse casal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e