REVOADAS DOS GALINHAS VERDES-1934
Confronto envolvendo os Integralistas (AIB), grupo de extrema direita, fascista e os grupos de esquerda no período varguista. Podemos dizer, foi o momento em que o fascismo brasileiro foi enxovalhado.
Os comunistas, socialistas, anarquistas, trotskistas, socialistas decidiram unir forças para bater de frente com a ameaça fascista organizada na AIB de Plínio Salgado.
O dia em que as galinhas verdes tiveram que colocar o rabinho de penacho entre as pernas, bater asas e "voar".
O texto abaixo, deixa claro a percepção da esquerda sobre a celebração integralista que os conduziu ao confronto direto com o grupo fascista:
"Toda a esquerda se uniu contra a manifestação integralista que seria realizada naquele dia. O objetivo dos fascista era atacar a organização da classe operária, a sede da Federação Sindical de São Paulo e os sindicatos que tinham sede no edifício Santa Helena, na frente do qual haviam planejado o desfile. Nós lutamos contra os fascistas e impedimos a realização da manifestação". (Mário Pedrosa, militante trotskista)
Na contenda foram vitimados seis guardas civis, dois integralistas e um militante da juventude comunista, Décio Pinto de Oliveira, que passou a ser o símbolo do movimento antifascista brasileiro. A Revolta abriu caminho para desarticulação da Ação Integralista Brasileira (AIB), que começou a declinar em todo país.
A expressão, "Revoada dos galinhas verdes", deve-se
ao remate do embate: integralistas, que usavam camisas verdes, correram assustados sem direção, abandonando ao solo suas camisas.
EPÍLOGO
Bolsonaro é o Plínio Salgado do presente, só que piorado e limitado intelectualmente. Fato que torna-o uma ameaça maior ainda, pois suas ações são imprevisíveis. Não sabemos, se o fascismo estava adormecido ou camuflado em grande parte da sociedade brasileira, principalmente no segmento médio, ou é fruto da decepção do sistema democrático. O fato é, aflorou em parte significativa da sociedade brasileira, tornando-se uma ameaça substancial.
Espero que os milhões de cidadãos e cidadãs que apoiam Bolsonaro sejam apenas vítimas do modismo e do desencanto do cenário melancólico da política, da economia e do social. Tomara que a onda fascista seja apenas uma nuvem negra passageira sem consequências mais profundas para todos nós.
"OS FASCISTAS DO FUTURO CHAMARÃO A SI MEMOS DE ANTIFASCISTAS". (WINSTON CHURCHILL)
"NÃO HÁ NADA MAIS PARECIDO A UM FASCISTA DO QUE UM BURGUÊS ASSUSTADO" (BERTOLT BRECHT)
SANDRO LUCAS
Acredito que as pessoas que apoiam Bolsonaro não tem conhecimento de quem ele seja. Precisamos abrir nossos olhos, caso contrário o país ,que já está ruim,poderá ficar péssimo.
ResponderExcluirA pespectiva de um futuro com Bolsonaro é assustador.
ExcluirInfelizmente as pessoas estão se deixando alienar pela midia e apoiam o Bolsonaro, pessoas leigas no quesito politico, agora o que resta e somente o otimismo para que nessas eleições não tenhamos o desprazer de te-lo como presidente! BgD Sandro... mais publicações assim.
ResponderExcluirVocê tem razão. Infelizmente existe esta possibilidade. Caso ele ganhe, vou ter que excluir várias publicações de ser torturado e apedrejado.
ExcluirTodo político que coloca o Estado e Deus,enteda-se religião, como soberanos tome cuidado! Soberano é o povo. O político deve servir ao povo e não ao Estado e a Igreja.
Todo politipo patriota e religioso me causa preocupação, cheira fascismo.
Obrigado Ana por comentar.
*posso ser torturado e apedrejado*
Excluir