HARRIET TUBMAN, O "MOISÉS NEGRO"
Americana abolicionista, humanitária, enfermeira, olheira armada e espiã do Exército dos EUA durante durante a Guerra Civil.
"Moisés Negro", referência ao papel de libertadora que exerceu na História, tal qual o personagem bíblico que libertou os Judeus do cativeiro.
"MEU POVO PRECISA SER LIVRE" (HARRIET TUBMAN)
Nasceu no cativeiro, em 1820. Mas rebelou-se, fugiu, quebrou os grilhões e passou a ajudar muitos outros a libertarem-se das agruras da escravidão. Na Guerra Civil liderou uma expedição libertando mais de 700 escravos. Sua coragem, ousadia e determinação conduziu para liberdade centenas de homens e mulheres das atrocidades do cativeiro.
"LIBERTEI MUITOS ESCRAVOS. E TERIA LIBERTADO MUITO MAIS SE PELO MENOS ELES SOUBESSEM QUE ERAM ESCRAVOS". (HARRIET TUBMAN)
"EU RACIONALIZEI ISTO NA MINHA MENTE: LIBERDADE OU MORTE; SE EU NÃO PUDESSE TER UMA, EU TERIA A OUTRA". (HARRIET TUBMAN)
Depois do fim da escravidão, participou das lutas pelo direito de voto das mulheres. Morreu aos 93 anos e tornou-se símbolo de resistência, coragem e luta pela liberdade.
EPÍLOGO
A História ratifica o capitalismo como injusto e desumano. Ele é fruto dos grilhões e da exploração secular de milhões de seres humanos. Graças a pessoas como Harriet Tubman muitos tiveram seus grilhões arrebentados. Hoje, infelizmente, os grilhões ainda permanecem com outra faceta. Antes, as mãos e os braços acorrentados simbolizavam o cativeiro e a exploração. Atualmente, a ideologia capitalista mantém apenas as mentes agriolhadas. Como podemos quebrar as correntes que tornam bilhões de indivíduos em cordeirinhos do capital? Como conduzi-las para uma sociedade livre e mais humana? Deixo as indagações para vocês.
SANDRO LUCAS ☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.