Pular para o conteúdo principal

REFORMA PROTESTANTE NA VISÃO DE KARL MARX E MAX WEBER.

Os séculos XV e XVI, caracterizaram-se por um conjunto de transformações que moldou a modernidade. Dentro deste contexto de mudança, podemos destacar a Renascença no campo cultural, a transição do Feudalismo para o Capitalismo nas relações econômicas, a formação dos Estados Nacionais no campo político e a Reforma Protestante no campo religioso.

 O movimento reformista foi uma adequação ao novo mundo que aflorava-se fruto das efervescentes mudanças políticas, culturais e econômicas. 

A REFORMA NA VISÃO DE KARL MARX
"Certamente Lutero quebrou a fé na autoridade, restaurando a autoridade da fé, libertou o homem da religiosidade exterior fazendo da religião a consciência do homem, libertou o corpo de suas cadeias carregando com elas o coração"

Segundo Marx, a Reforma protestante modificou o relacionamento do homem renascentista  com a crença.  A religião passou ser um objeto da consciência do indivíduo, dando-lhe a liberdade de adaptar-se a nova sociedade sem a angústia do pecado. Além disso, quebrou a corrente que o mantinha totalmente preso aos poderes ideológicos da Igreja Católica.

A REFORMA NA VISÃO DE MAX WEBER
"O único modo de vida aceitável por Deus não era o superar a moralidade mundana pelo ascetismo monástico, mas unicamente o cumprimento das obrigações impostas aos indivíduo pela sua posição no mundo".

"O ascetismo cristão, que de início se retirava do mundo para a solidão, já tinha regrado o mundo ao qual renunciaria a partir do mosteiro, e por mais da Igreja. Agora avançava para o mercado da vida, fechando atrás de si a porta do mosteiro; tentou penetrar justamente naquela rotina de vida diária, com sua metodicidade, para amoldá-la a uma vida laica, embora não para e nem deste mundo".

Para Werber, houve uma aproximação mútua do protestantismo e do capitalismo por afinidades que passaram a andar de mãos dadas moldando as relações sociais. Diante deste contexto, o trabalho tornou-se ponto central como forma de servir a Deus.

CONCLUSÃO
Levando em conta a visão de Marx e Weber, podemos concluir que o movimento reformista de Lutero e Calvino não foi um acontecimento isolado, resumido-se somente ao campo religioso, mas um processo atrelado ao novo mundo que configurava-se com o advento do capitalismo e aos valores da nova classe econômica, a burguesia.

MOVIMENTO ANABATISTA
Seria incoerente da minha parte falar sobre a Reforma Protestante e deixar de lado o movimento reformista do campesinato liderado por Thomas Munzer.  A Reforma Luterana e Calvinista bateu de frente com com os poderes da Igreja Católica, mas não foi uma ameaça a nobreza e a burguesia. Ou seja, a classe laica dominante não foi afetada pelos reformistas, ao contrário, muitos deram apoio visando benefícios políticos e econômicos.

O Movimento Anabatista atrelado diretamente ao campesinato bateu de frente com a aristocracia, pois ao lutar pela democratização da terra, tornou-se uma ameaça concreta. A elite religiosa fazia e estava totalmente atrelada ao poder econômico e político. Diante disso fica fácil de adivinhar o posicionamento de Lutero perante ao movimento. Lutero temeu a apropriação dos menos favorecidos do seu programa teológico e legitimou a repressão. Os nobres sem dor na consciência massacraram sem dó e piedade os revolucionários anabatistas.

THOMAS MUNZER, LÍDER DO MOVIMENTO ANABATISTA.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️



Comentários

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ