Pular para o conteúdo principal

A FUNÇÃO DO HISTORIADOR. DEDICO ESTÁ POSTAGEM AOS DESVELADOS HISTORIADORES DA ESCOLA JOAQUIM MAURÍCIO: JACKELINE, KELLY, LILLIAN VIVIANE E LUCIANO. ESTENDO-A AOS DEMAIS.


"A FUNÇÃO DO HISTORIADOR É LEMBRAR A SOCIEDADE DAQUILO QUE ELA QUER ESQUECER." (PETER BURKE)

O HISTORIADOR TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DE RETIRAR A VISEIRA DAS PESSOAS QUE SE RECUSAM A ENXERGAR A VERDADE. ALÉM DISSO, O HISTORIADOR DEVE SER LIVRE PARA LEVAR O CONHECIMENTO DOS FATOS HISTÓRICOS, SEM LIBERDADE ELE FICA AMORDAÇADO E IMPOSSIBILITADO DE CONDUZIR SEUS ALUNOS E A SOCIEDADE A DESCOBRIREM A VERDADE E DE TEREM A CAPACIDADE DE PENSAREM POR CONTA PRÓPRIA.

PARA MIM, DENTRE AS FUNÇÕES DO HISTORIADOR, A MAIS RELEVANTE É EVITAR QUE OS CIDADÃOS SE TORNEM ALIENADOS, CORDEIRINHOS FÁCEIS DE SEREM MANIPULADOS PELO PEQUENO GRUPO DE USURPADORES DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS PELA NAÇÃO, E QUE O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPORCIONAR DIGNIDADE DE VIDA A TODOS.

JACKELINE, KELLY, LILLIAN VIVIANE E LUCIANO, VOCÊS NÃO PRECISAM MORRER PARA ENTRAREM PARA HISTÓRIA... VOCÊS FAZEM PARTE DELA, POIS UM POVO SEM HISTÓRIA É UM POVO SEM MEMÓRIA! OBRIGADO POR PROPORCIONAR MEMÓRIA AO POVO GORUTUBANO, EM ESPECIAL A COMUNIDADE ATENDIDA PELA ESCOLA JOAQUIM MAURÍCIO.

VOCÊS COMO HISTORIADORES, TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO COMBATE A IMPLANTAÇÃO  DA HIPÓCRITA ESCOLA SEM PARTIDO. A ESCOLA TEM QUE SER LIVRE PARA TRANSMITIR E PRODUZIR CONHECIMENTO.  UM HISTORIADOR COM UMA MORDAÇA PERDE A SUA PRINCIPAL FUNÇÃO.

JACKELINE, KELLY, LILLIAN VIVIANE E LUCIANO, EU SEI QUE VOCÊS TEM SUAS PRÓPRIAS IDEOLOGIAS, MAS A IDEOLOGIA DA ESCOLA É O CONHECIMENTO IRRESTRITO CAPAZ DE LEVAR O ALUNO A SEGUIR O SEU PRÓPRIO CAMINHO DE FORMA LIVRE E INDEPENDENTE, SEM UM CABRESTO LHE DIRECIONANDO.

VOCÊS HISTORIADORES SÃO ESSENCIAIS, POIS LIBERTAM O POVO DA ALIENAÇÃO E OS CAPACITAM PARA TRANSFORMAR A SOCIEDADE.

PARABÉNS!! VOCÊS SÃO PRIMORDIAIS PARA GARANTIR AOS SEUS ALUNOS UM FUTURO LIVRE DOS GRILHÕES DA IGNORÂNCIA E DO CENSO COMUM.

VOU TERMINAR A MINHA SINGELA HOMENAGEM COM UM BELO POEMA DO NOSSO POETA MOR.

O HISTORIADOR

VEIO PARA RESSUSCITAR O TEMPO
E ESCALPELAR OS MORTOS,
AS CONDECORAÇÕES, AS LITURGIAS, AS ESPADAS,
O ESPECTRO DAS FAZENDAS SUBMERGIDAS, O MURO DE PEDRA ENTRE MEMBROS DA FAMÍLIA, O ARDIDO QUEIXUME DAS SOLTEIRONAS,
OS NEGÓCIOS DE TRAPAÇA,
AS ILUSÕES JAMAIS CONFIRMADAS
NEM DESFEITAS.

VEIO PARA CONTAR
O QUE NÃO FAZ JUS A SER GLORIFICADO
E SE DEPOSITA, GRÂNULO,
NO POÇO VAZIO DA MEMÓRIA.
É IMPORTUNO,
SABE-SE IMPORTUNO E INSISTE,
RANCOROSO, FIEL.
(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

SANDRO LUCAS

Comentários

  1. Obrigada Sandro! Parabéns para vc também ,primeiro pelo seu dia,pois mesmo estando fora da sala de aula cumpre muito bem seu papel com os belos livros que me indica e com esse blog maravilhoso. Fico muito feluz pelas belas palavras em minha homenagem e aos demais colegas. Espero que possamos, cada um a sua maneira, reduzir a
    intolerância e a ignorância das pessoas sobre determinados assuntos, cumprindo assim o nosso papel de historiador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e