DEBRET pintou uma história da vida pública e privada no Brasil de D. João VI. Transformou as ruas em um grande palco de teatro e as pessoas em atores sociais. Todos os indivíduos fizeram parte do roteiro independente do extrato social: pobres, ricos desembargadores, rei, escravos foram protagonistas.
É quase impossível supor que imagem teríamos do Brasil da primeira metade do século XIX se não fosse a obra artística de Debret. Não fossem sua reprodução autêntica do cotidiano da vida brasileira, os estudantes ficariam entediados ao folhearem os livros didáticos sobre a história do Brasil.
Debret registrou com maestria os avanços e as mazelas, os horrores e as maravilhas, a rudeza e os encantos do Brasil com o rigor de um historiador é de um artista inspirado.
As obras de Debret constituem uma aula de história maravilhosa, inesquecível, repleta não apenas de cores: é como se as pinturas possuíssem também sons e odores preservados no tempo e espaço.
Em 1831, voltou para França e deu início às edição da Voyage pittoresque et histórias au Brésil, obra espetacular, lançada em três volumes: o primeiro dedicado aos indígenas e as florestas; no segundo, escravos e artesãos; o terceiro retrata os usos e costumes urbanos e os acontecimentos políticos.
RETRATO DE JEAN-BAPTIS DEBRET
MINE BIOGRAFIA
Debret nasceu em Paris (França) em 18 de abril de 1768, filho de funcionário público graduado e primo do pintor Jacques-Louis David, seu primeiro mestre. Em 1791, ao eclodir a Revolução Francesa, teve de abandonar a Escola de Belas-Artes. Formou-se então, engenheiro na Escola Politécnica. Voltou a pintar em 1791 e foi premiado no Salão de Paris com obras sobre as campanhas de Napoleão Bonaparte, de quem era admirador. Em 1814, a derrota de Napoleão não abalou Debret apenas moralmente: acabou com sua carreira na França. Foi portanto, com alegria que recebeu o convite para juntar-se à missão artística francesa que viria ao Brasil. Acabou permanecendo por quinze anos no Novo Mundo.
ALGUMAS OBRAS DE DEBRET.
A iconografia, a arte em si, é de fundamental importância para conhecermos a história de um povo. Debret através do seu talento artístico nos deixou um presente maravilhoso. Através de suas obras podemos voltar ao tempo e ter o privilégio de visualizar e conhecer o Brasil do século XIX.









☠️☠️SANDRO LUCAS ☠️☠️
Muito bom
ResponderExcluirObrigado Edelma
Excluir