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LEI ÁUREA: NÃO HÁ LIBERDADE SEM INCLUSÃO SOCIAL.

"Nenhuma pessoa branca que vive hoje é responsável pela escravidão. Mas todos os brancos vivos hoje colhem os benefícios dela, assim como todos os negros que vivem hoje têm as cicatrizes dela". (Talib 
Kweli)
A SOCIEDADE E O ESTADO TEM UMA DIVIDA E UM DEVER HISTÓRICO PARA COM OS NEGROS. EQUIDADE SOCIAL É SINÔNIMO DE JUSTIÇA E DIREITO DE TODOS.


A Lei Áurea só tinha dois artigos. Fora redigida por calígrafo famoso, em pergaminho finíssimo. O artigo I dizia: "É declarada extinta a escravidão no Brasil". O artigo II estabelecia: "Revogam-se as disposições em contrário".

A princesa  Isabel assinou o documento com uma pena de ouro cravejada de brilhante e usada  aquela única vez.

Passados 130 da abolição da escravatura, a polêmica persiste.  Abaixo vou transcrever visões heterogêneas sobre a Lei Áurea. Espero que os argumentos possam ajudá-lo a ratificar ou retificar sua tese sobre o tema.

Para os monarquistas, a princesa Isabel e seu D. Pedro II foram heróis, quase mártires, que aboliram a escravatura e perderam o trono.
Para os republicanos, a Lei só foi assinada por pressão de abolicionistas radicais, como Luis Gama e Silva Jardim.
Para militantes do movimento negro, Izabel não é a "Redentora", mas a princesa que deixou os escravos na miséria e no abandono.
Para os esquerdistas, foram as insurreições escravas e o "medo branco diante da onda negra" que precipitaram a assinatura da Lei Áurea.
Para outros, que interpretavam os fatos históricos também por uma ótica marxista, foi a pressão dos cafeicultores do oeste paulista, dispostos a usar o trabalho livre nas fazendas, que acelerou a libertação dos escravos. Nesse caso, o papel de Luiz Gama, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e André Rebouças, ficou secundário.

FOTOS EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA DOS PROTAGONISTAS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA-1888
Não podemos esquecer o papel primordial do negro no processo que aboliu a escravidão no Brasil. Graças ao seu protagonismo secular, a abolição ocorreu de forma homeopática, e não fruto de um ato único da princesa Isabel.

PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO

"DEMOCRACIA RURAL", expressão de André Rebouças. Para ele, a abolição só se cumpriria plenamente com uma reforma agrária.

"O desafio social e ético que a sociedade brasileira teria de enfrentar era o de redimir um passado de objeção, fazer justiça aos negros, dar-lhes liberdade a curto prazo e integrá-los numa democracia moderna" (Alfredo Bosi)

Convenhamos, achar que um simples papel, apesar de requintado e assinado com uma pena de ouro, contendo apenas dois artigos, iria passar um borracha nas cicatrizes profundas deixadas em consequência de um sistema socioeconômico opressor e dependente da exploração compulsória e cruel de seres humanos, só sendo ingênuo mesmo.
AINDA NÃO: cartaz feito por uma companhia de tecidos em agosto de 1888 para comemorar a assinatura da Lei Áurea. A ilustração nos revela um cenário existente somente no imaginário da nação. 
O cenário real, essa publicação deixa bem claro para você.

FOTOS HISTÓRICAS DE NEGROS PÓS-ABOLIÇÃO.
NÃO HÁ LIBERDADE PLENA SEM INCLUSÃO SOCIAL.

☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️











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