Pular para o conteúdo principal

"AFOGAR O GANSO", "PAGAR O PATO", ELEFANTE BRANCO". CONHEÇA A ORIGEM DAS EXPRESSÕES.

É muito comum na cultura popular fazer uso de expressões ou ditados populares para explicar algo. Os ditados populares são expressões idiomáticas, ou seja, com sentido figurado.
Segundo o escritor Luiz Câmara Cascudo, "os ditados populares sempre estiveram presentes ao longo de toda História da humanidade."

VOU PUBLICAR PARA VOCÊS TRÊS EXPRESSÕES POPULARES COMUM A NOSSA CULTURA.
AFOGAR O GANSO
Expressão de origem chinesa. Os chineses costumavam aliviar-se sexualmente utilizando o orifício do ganso. Pouco antes do ápice, ou seja, de ejacularem, afundavam a cabeça do ganso na água, para sentir as contratações anais da pobre vítima e tremular de prazer. Daí é comum usar essa expressão para referir-se a um homem que necessita aliviar-se, fazer sexo.
PAGAR O PATO
Expressão muito usada para atribuir a alguém uma culpa ou consequência com a qual não tem culpa ou benefício algum. O sujeito está pagando o pato por aquilo que não deve. Originou-se de um antigo jogo praticado em Portugal. O pobre pato era amarrado a um poste e o jogador montado a cavalo deveria passar rapidamente e arrancá-lo de forma brusca, violenta (crueldade pura). No final, o perdedor era que pagava pelo animal sacrificado.
ELEFANTE BRANCO
Expressão usada para designar algo que não serve para nada. Geralmente obras públicas grandiosas e de custo elevado, construídas para um determinado propósito e abandonadas. Mas continuam dando despesas para a nação. Originou-se de um antigo costume do antigo reino do Sião, que consistia no gesto do rei de dar um elefante branco aos cortesãos que caiam em desgraça. Como era um animal sagrado, não podia ser usado para o trabalho. Como era presente do rei, não podia ser vendido nem doado, matá-lo, nem pensar. Dessa forma, restava ao "felizardo" alimentá-lo, acomodá-lo e criá-lo com luxo, sem receber nada por todos os cuidados e despesas.

☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️



Comentários

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e