A HISTĂRIA DO HOMO SAPIENS Ă BANHADA DE SANGUE. DESDE OS PRIMĂRDIOS, A GUERRA ESTĂ PRESENTE MOLDANDO A POLĂTICA, A ECONOMIA, A SOCIEDADE, AS IDEIAS
DEFINIĂĂO DE GUERRA
Para o prussiano Carl Clausewtz, a guerra Ă© um ato polĂtico, com uso irrestrito da violĂȘncia para impor a vontade de um Estado sobre seu adversĂĄrio. A guerra seria uma extensĂŁo politica, portanto, apenas o meio para se chegar a um fim.
Para Luciano CĂąnfora historiador italiano, a guerra seria uma extensĂŁo da polĂtica apenas para a classe dominante, enquanto para os trabalhadores haveria uma suspensĂŁo da polĂtica, ou seja, dos direitos polĂticos.
HĂĄ exatos 100 anos teve inĂcio a Primeira Guerra Mundial, conflito bĂ©lico que envolveu as principais potĂȘncias capitalistas e teve diversas consequĂȘncias para o desenrolar da HistĂłria do sĂ©culo XX.
ĂNUS DA GUERRA PARA A POPULAĂĂO.
O preço da guerra é pago sempre pela população mais pobre. Grandes contingentes de pessoas, em geral das mais baixas extratificaçÔes, são lançadas à morte. Além disso, a mobilização das forças produtivas é quase inteiramente voltada para o conflito, ou seja, para o complexo industrial-militar. Isso leva a população que não vai para frente de batalha a uma situação de vulnerabilidade, principalmente por causa da escassez de produtos båsicos.
"QUANDO OS RICOS FAZEM A GUERRA, SĂO SEMPRE OS POBRES QUE MORREM"
OS DESDOBRAMENTOS DA GUERRA.
A Revolução de Outubro de 1917 (Revolução Russa), a supremacia dos E.U.A, sĂŁo filhos da Primeira Guerra. AlĂ©m disso, debilitou os impĂ©rios coloniais na Ăfrica e Ăsia, preparou os impasses do Oriente MĂ©dio ao destruir o ImpĂ©rio Otomano, abriu caminho para o crescimento do movimento comunista, para ascensĂŁo da ultradireita, nazista e fascista.
A reflexĂŁo sobre as causas e consequĂȘncias da Guerra dominou o pensamento e a literatura das dĂ©cadas seguintes. Questionamentos radicais tanto dos valores do passado quanto da fĂ© ingĂȘnua no progresso e na civilização as dĂ©cadas posteriores. O marxismo, a psicanĂĄlise, a arte e a literatura despedaçaram as certezas daquela que os mais nostĂĄlgicos passaram a chamar de Belle epoque, e a tentativa de restaurar o senso perdido de ordem e hierarquia levou ao fascismo.
CONJECTURANDO
Se nĂŁo fosse a Primeira Guerra Mundial, o sĂ©culo XX, provavelmente, teria sido inimaginĂĄvel mente outro. Os Estados Unidos nĂŁo teriam tornando-se a maior potĂȘncia mundial (pelo menos, nĂŁo tĂŁo cedo), Hollywood e o Jazz nĂŁo teriam ganhado o mundo, nomes como LĂȘnin e TrĂłtski teriam sido esquecidos, e Hitler e Stalin nunca teriam chegado a ser conhecidos. Dezenas de milhĂ”es de pessoas mortas em consequĂȘncia da Guerra teriam vivido muitos anos mais, mas permaneceriam por muito mais tempo presas aos moldes de pensamento do sĂ©culo da rainha VitĂłria. Para o bem ou para o mal, somos produto do que aconteceu no perĂodo de 1914-1918.
"A ERA DA GUERRA TOTAL"
O PerĂodo correspondente a 1914-1945, foi denominado pelo historiador Hobsbawm de "a era da guerra total". A crença absoluta na razĂŁo e no progresso ilimitado, levou a Primeira Guerra Mundial e foi abalada por ela, e seria colocada em xeque definitivamente no fim desse perĂodo.
"A GUERRA Ă UM MASSACRE ENTRE PESSOAS QUE NĂO SE CONHECEM PARA PROVEITO DE PESSOAS QUE SE CONHECEM MAS NĂO SE MASSACRAM"
(PAUL VALĂRY)
PREVISĂO
A GUERRA SEMPRE ESTEVE PRESENTE NO TRANSCORRER DA NOSSA HISTĂRIA. SEGUNDO O HISTORIADOR ERIC HOBSBAWM, A GUERRA NESTE SĂCULO NĂO SERĂ TĂO ASSASSINA COMO ERA NO SĂCULO PASSADO. A VIOLĂNCIA ARMADA CONTINUARĂ ONIPRESENTE E ENDĂMICA, OCASIONALMENTE EPIDĂMICA EM GRANDE PARTE DO MUNDO. HOBSBAWM NĂO VĂ PERSPECTIVA DE PAZ NESTE SĂCULO, ELA E REMOTA.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA UM VĂDEO DE 9 MINUTOS SOBRE A GUERRA.
☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio
SERĂ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTĂRIOS. OPINE! O DIĂLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.