Pular para o conteĂșdo principal

💯 ANOS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

A HISTÓRIA DO HOMO SAPIENS É BANHADA DE SANGUE. DESDE OS PRIMÓRDIOS, A GUERRA ESTÁ PRESENTE MOLDANDO A POLÍTICA, A ECONOMIA, A SOCIEDADE, AS IDEIAS 
DEFINIÇÃO DE GUERRA

Para o prussiano Carl Clausewtz, a guerra Ă© um ato polĂ­tico, com uso irrestrito da violĂȘncia para impor a vontade de um Estado sobre seu adversĂĄrio. A guerra seria uma extensĂŁo politica, portanto, apenas o meio para se chegar a um fim.

Para Luciano CĂąnfora historiador italiano, a guerra seria uma extensĂŁo da polĂ­tica apenas para a classe dominante, enquanto para os trabalhadores haveria uma suspensĂŁo da polĂ­tica, ou seja, dos direitos polĂ­ticos.
HĂĄ exatos 100 anos teve inĂ­cio a Primeira Guerra Mundial, conflito bĂ©lico que envolveu as principais potĂȘncias capitalistas e teve diversas consequĂȘncias para o desenrolar da HistĂłria do sĂ©culo XX.
ÔNUS DA GUERRA PARA A POPULAÇÃO.

O preço da guerra é pago sempre pela população mais pobre. Grandes contingentes de pessoas, em geral das mais baixas extratificaçÔes, são lançadas à morte. Além disso, a mobilização das forças produtivas é quase inteiramente voltada para o conflito, ou seja, para o complexo industrial-militar. Isso leva a população que não vai para frente de batalha a uma situação de vulnerabilidade, principalmente por causa da escassez de produtos båsicos.

"QUANDO OS RICOS FAZEM A GUERRA, SÃO SEMPRE OS POBRES QUE MORREM"
(JEAN-PAUL SARTRE)
OS DESDOBRAMENTOS DA GUERRA.

A Revolução de Outubro de 1917 (Revolução Russa), a supremacia dos E.U.A, são filhos da Primeira Guerra. Além disso, debilitou os impérios coloniais na África e Ásia, preparou os impasses do Oriente Médio ao destruir o Império Otomano, abriu caminho para o crescimento do movimento comunista, para ascensão da ultradireita, nazista e fascista.
A reflexĂŁo sobre as causas e consequĂȘncias da Guerra dominou o pensamento e a literatura das dĂ©cadas seguintes. Questionamentos radicais tanto dos valores do passado quanto da fĂ© ingĂȘnua no progresso e na civilização as dĂ©cadas posteriores. O marxismo, a psicanĂĄlise, a arte e a literatura despedaçaram as certezas daquela que os mais nostĂĄlgicos passaram a chamar de Belle epoque, e a tentativa de restaurar o senso perdido de ordem e hierarquia levou ao fascismo.
CONJECTURANDO

Se nĂŁo fosse a Primeira Guerra Mundial, o sĂ©culo XX, provavelmente, teria sido inimaginĂĄvel mente outro. Os Estados Unidos nĂŁo teriam tornando-se a maior potĂȘncia mundial (pelo menos, nĂŁo tĂŁo cedo), Hollywood e o Jazz nĂŁo teriam ganhado o mundo, nomes como LĂȘnin e TrĂłtski teriam sido esquecidos, e Hitler e Stalin nunca teriam chegado a ser conhecidos. Dezenas de milhĂ”es de pessoas mortas em consequĂȘncia da Guerra teriam vivido muitos anos mais, mas permaneceriam por muito mais tempo presas aos moldes de pensamento do sĂ©culo da rainha VitĂłria. Para o bem ou para o mal, somos produto do que aconteceu no perĂ­odo de 1914-1918.

"A ERA DA GUERRA TOTAL"

O Período correspondente a 1914-1945, foi denominado pelo historiador Hobsbawm de "a era da guerra total". A crença absoluta na razão e no progresso ilimitado, levou a Primeira Guerra Mundial e foi abalada por ela, e seria colocada em xeque definitivamente no fim desse período.

"A GUERRA É UM MASSACRE ENTRE PESSOAS QUE NÃO SE CONHECEM PARA PROVEITO DE PESSOAS QUE SE CONHECEM MAS NÃO SE MASSACRAM"
(PAUL VALÉRY)

PREVISÃO

A GUERRA SEMPRE ESTEVE PRESENTE NO TRANSCORRER DA NOSSA HISTÓRIA. SEGUNDO O HISTORIADOR ERIC HOBSBAWM, A GUERRA NESTE SÉCULO NÃO SERÁ TÃO ASSASSINA COMO ERA NO SÉCULO PASSADO. A VIOLÊNCIA ARMADA CONTINUARÁ ONIPRESENTE E ENDÊMICA, OCASIONALMENTE EPIDÊMICA EM GRANDE PARTE DO MUNDO. HOBSBAWM NÃO VÊ PERSPECTIVA DE PAZ NESTE SÉCULO, ELA E REMOTA.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA UM VÍDEO DE 9 MINUTOS SOBRE A GUERRA.


☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️


ComentĂĄrios

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pĂȘnis que entram para histĂłria, o de Rasputin Ă© um dos que mais oo chama atenção. AlĂ©m da preponderĂąncia do orgĂŁo genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo prĂ­ncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas ĂĄguas geladas do rio Neva. Seu pĂȘnis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudĂĄvel. Mas tinha o pĂȘnis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prĂĄtica do sexo e o obrigava a correr para o penico vĂĄrias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artĂ­stico. Ele fala que por nĂŁo ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porĂŁo" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, Ă© discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cĂŁes de rua", "aos pontapĂ©s" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? NĂŁo estĂĄ bem? - Acho que Ă© um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o mĂ©dico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi atĂ© lĂĄ, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher estĂĄ enfartando, coitadinha, e tu aĂ­ a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...