Pular para o conteúdo principal

DITADURA MILITAR: É PERMITIDO PROIBIR.


"EU JAMAIS IRIA PARA A FOGUEIRA POR UMA OPINIÃO MINHA, AFINAL, NÃO TENHO CERTEZA ALGUMA. PORÉM, EU IRIA PELO DIREITO DE TER E MUDAR DE OPINIÃO, QUANTAS VEZES EU QUISESSE". (NIETZSCHE)

O período militar foi uma época de obscurantismo, proibindo obras que "obedeciam a um plano subversivo para pôr em risco a segurança nacional". A censura imposta pelo regime se iniciara de fato a partir da promulgação da Lei de Imprensa de 1967, do AI.5 em 1968 e da nova Lei de Segurança Nacional, de 1969.A partir delas, a presença dos censores nas redações dos principais jornais, revistas e TVs tornou-se fato corriqueiro.
A imprensa publicava receitas culinárias e poemas no lugar de textos censurados. Os jornais mais atingidos foram as da empresa alternativa chamada de "nanica", pois a grande mídia estava sempre afinada com o regime. Isso não quer dizer que a grande mídia estava isenta da censura. A TV Globo, por exemplo, chegou a receber 270 ordens de censura.
A censura não restringiu-se à palavra escrita. Teatro, cinema e TVs foram vítimas dos censores. No teatro, dezenas de peças foram proibidas, vetadas, entre as quais Roda-Vida de Chico Buarque, pela "aplicação dos mais comezinhos princípios do comunismo". Na TV, a novela Roque Santeiro, de Dias Gomes, foi proibida dias antes de ir ao ar; Selva de Pedra foi toda podada e o Casarão (exibida na época da eleição) enquadrada na Lei Falcão, que regulamentava a propaganda eleitoral, para a censura, a novela tinha mensagens subjetivas de apoio a candidatos de oposição ao regime.
CHICO BUARQUE

Na música popular, tornou-se a "vítima" predileta dos censores: a simples presença de seu nome nos créditos de uma canção era uma espécie de senha para a censura entrar em ação, tanto que ele passou a compor sob pseudônimo de Julinho da Adelaide.

 DEIXO PARA VOCÊS O DOCUMENTO COM O CRIVO DA CENSURA NA CANÇÃO CÁLICE. NOTEM, OS CENSORES METAMORFOSEIAM A PALAVRA CÁLICE PARA CALE-SE. DEIXO TAMBÉM, A LETRA COMPLETA DA MÚSICA DE CHICO BUARQUE.

CÁLICE
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa


De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça
TV GLOBO-JORNAL NACIONAL

"SINTO-ME FELIZ, TODAS AS NOITES, QUANDO LIGO A TELEVISÃO PARA ASSISTIR AO JORNAL. ENQUANTO AS NOTÍCIAS DÃO CONTA DE GREVES, AGITAÇÕES, ATENTADOS E CONFLITOS EM VÁRIAS PARTE DO MUNDO, O BRASIL MARCHA EM PAZ, RUMO AO DESENVOLVIMENTO. É COMO SE EU TOMASSE UM TRANQUILIZANTE APÓS UM DIA DE TRABALHO" (GENERAL MÉDICI-1973)
O "Jornal" a que Médici se referia era, evidentemente, o Jornal Nacional, veiculado pela Rede Globo. O Jornal transformaria-se numa espécie de porta-voz eletrônico do regime militar. A Globo tornou-se um sedativo poderoso a ponto de deixar a população lobotomizada. 

A REDE GLOBO FOI SUBSERVIENTE AOS MILITARES, EM TROCA, SE TORNARIA A QUARTA MAIOR REDE DE TV DO MUNDO.

APESAR DA CENSURA, O POVO NÃO SE CALOU. PUBLICO ABAIXO, IMAGENS DE MANIFESTAÇÕES DA POPULAÇÃO CONTRA A MORDAÇA.
R
A CENSURA ACABOU OFICIALMENTE COM A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.

☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️

Comentários

  1. Muito bom!

    "Afasta de mim esse cálice" (cale-se).
    "Como é difícil acordar calado se na calada da noite eu me dano".

    Hoje você pode acordar e postar suas ideias/reflexões no blog!

    "Não recue ante nenhum pretexto, pois o mundo tentará te dissuadir" (Nietzsche)

    Abraço!



    ResponderExcluir

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...