INDEPENDÊNCIA OU MORTE, ÓLEO SOBRE TELA DE PEDRO AMÉRICO.
Foi a Família Real que encomendou a obra. O objetivo é ilustrar a glória e a nobreza de uma nação que havia recém-conquistada sua sua independência e o ato heroico de seu libertador, D.Pedro.
A cena praticamente não tem a ver com a versão real. Confira a seguir a veracidade do dia da independência retratado na obra.
O GRITO
Após arrancar a braçadeira com as cores de Portugal e instar sua guarda a fazer o mesmo, dom Pedro declarou guerra à metrópole. Não há outra forma de interpretar algo tão dramático quanto “independência ou morte”. E guerra haveria: os combates estenderiam-se1por mais de dois anos e custariam até 3 mil vidas.
CAVALO
O cavalo é certamente uma licença artística compreensível. Ainda que não seja explícito nas fontes, o caminho do litoral para São Paulo era feito em mulas, que tinham resistência para aguentar a subida. Ao imaginar a cena banal como um quadro militar, Pedro Américo pôs o imperador numa montaria de batalha.
CENA RURAL
Os limites urbanos de São Paulo estavam longe de chegar ao Ipiranga em 1822. A cidade era a capital da província, mas era minúscula e desimportante. Seria a visita do futuro imperador que começaria a mudar isso. Porque a cidade foi palco da Independência que dom Pedro promoveria-a a “cidade imperial” e faria a primeira faculdade de direito do Brasil ali, em 1827. Durante todo o século 19, a elite brasileira se formaria em São Paulo.
COMITIVA
Havia no máximo 14 homens na Guarda de Honra do imperador, e certamente eles não estavam usando os uniformes de gala da pintura, nem, se estivessem, pareceriam tão bem após dias subindo a serra, em meio a lama e mato. O movimento e o pó subindo de seus cascos também são artificiais, como se os animais estivessem agitados, em plena batalha.
CASINHA
O pintor localizou a cena em frente a uma casinha rural – e tal casinha existia ao lado do terreno onde se estava construindo o Museu Paulista. A dita “Casa do Grito” existe ainda hoje. Mas, numa ironia histórica, foi reformada para parecer com a do quadro. Provavelmente não estava lá no dia do grito: o documento mais recente dela data de 1884, época da construção do museu.
O RIO
É fácil deixar passar o próprio Rio Ipiranga esquecido na parte mais baixa do quadro. Isso porque não é algo que daria para romantizar: ele era um mero córrego, com uma “margem plácida” a centímetros da outra. Hoje é um pouco mais largo, mas por um péssimo motivo: o volume extra vem do esgoto jogado nele.
INDEPENDÊNCIA OU MORTE É UMA OBRA ACADÊMICA (CLÁSSICA), MOTIVO PELO QUAL, ESTÁ REPLETA DE LICENÇAS POÉTICAS, ROMANTISMO. PEDRO AMÉRICO TRANSFORMOU UMA CENA HISTÓRICA SIMPLES E FEIA NUM ÉPICO DE BATALHA.
ATRAVÉS DE SUA OBRA ÉPICA, PEDRO AMÉRICO PERMITIU-NOS IR ALÉM, TORNANDO POSSÍVEL CONHECER A VERDADE HISTÓRICA POR TRÁS DA OBRA.
☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️
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