FOTO: LUIZ MORIER-1982
QUALQUER SEMELHANÇA COM O SÉCULO XIX NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.
"Todos negros" viajou o mundo e lhe rendeu o Prêmio Esso de fotografia de 1983. Mostra seis moradores negros de uma comunidade do Rio de Janeiro sendo conduzidos por um PM, amarrados pelo pescoço tratados como escravos e humilhados. Foi constatado que todos eram trabalhadores e não possuiam envolvimento com o crime.
PUBLICO ABAIXO TRECHOS DO DEPOIMENTO DO FOTOGRAFO LUIZ MORIER SOBRE SUA FOTO "TODOS NEGROS", TÍTULO DADO POR ELE.
Quando eu fiz esta foto, eu estava passando pela Grajaú-Jacarepaguá, e, passando pela estrada, percebi que havia uma blitz. Parei e fotografei a blitz. E me deparei com esta cena, os negros todos amarrados pelo pescoço. E até dei o título da foto de “Todos Negros”. E logo em seguida eu fui embora, e mais abaixo tinha uma manifestação dos moradores, eu continuei fazendo a seqüência e tal, e fui embora.
A sensação que eu tive foi de humilhação. Senti uma cena humilhante. As pessoas humilhadas, pessoas com carteira de trabalho na mão, dava para perceber que não eram bandidos, porque bandidos não usam um tipo de veste assim. É claro que eles se vestem bem melhor que isso. Eram pessoas simples, humildes, todos negros. Senti que era um ato de humilhação. Estavam sendo humilhados ali, carregados pelo pescoço como escravos.
- Do material que você fez nesse dia, você tinha certeza de que esta foto tinha destaque em relação às outras?
Não, não tinha certeza, não. Porque a gente... Eu, pelo menos, sempre... Você faz uma foto na hora, aí você só vai ter uma idéia depois que ela foi revelada. Quando eu estava revelando, sim. Aí, que eu vi a foto revelada, eu falei: “pô, essa vai dar o que falar!...” Que isso não é coisa que possa acontecer com o ser humano nos dias de hoje. Ou na época, na década de 80. Mas, até hoje a gente vê humilhação por aí...
Percebi que houve uma reação grande de todos que viram a foto. Até hoje, até hoje...
Quem ainda não viu e vê a foto... Já foi usada por várias faculdades, já foi tema... Inclusive foi, até, em 1988, quando a escravidão... Fez cem anos da Lei Áurea, ela foi bem revista e colocada para todos verem que cem anos depois ainda havia esse tipo de cena. (...)
Eu percebi que tinha uma blitz, mas eu parei porque tinha um camburão parado na pista. Eu fui lá dentro do mato fazer esta foto aqui. Então, eles estavam praticamente escondidos. Quer dizer, eu cacei!... Não estavam expostos assim, na r- Nessa foto aí, os PMs tiveram alguma reação de não deixarem você fotografar?
Ah, a reação foi imediata!... O tenente falou: “recolhe, recolhe, recolhe!”. Quando ele percebeu que eu estava fotografando, ele mandou recolher. Só que quando ele mandou recolher, ele não percebeu que eu... O guarda não percebeu que eu estava fazendo uma foto dele. Eu estava com um grande angular, ele achou que eu estivesse fazendo só os presos. E, no entanto, ele estava enquadrado na foto. (...)
Tem a importância que tem hoje porque mostra uma autoridade, ali, que devia usar algemas, no mínimo, e usou uma corda, e amarrada no pescoço. Não foi nem nas mãos, foi no pescoço. Quer dizer, um ato escravo mesmo! (...)
Sim, agora é. Para mim, ela é uma foto histórica. E vai estar sempre no primeiro lugar, pra mim, porque é uma foto que marcou muito esse meu tempo de trabalho.
"TODOS NEGROS" É UM TAPA NA CARA DOS HIPÓCRITAS QUE APESAR DAS EVIDÊNCIAS ENXISTEM EM NEGAR O RACISMO COMO UM VERGONHOSO LEGADO DA ESCRAVIDÃO.
A POPULAÇÃO POBRE DO BRASIL É MAJORITARIAMENTE NEGRA, PERMANECE SEMPRE A MARGEM DA SOCIEDADE. NO PAÍS QUE NEGA O RACISMO, UM JOVEM NEGRO É ASSASSINADO A CADA 23 MINUTOS, SEGUNDO DADOS DA ONU DE 2017.
☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️
O racismo ainda impera neste país de que uma pessoa vale o que tem.
ResponderExcluirInfelizmente.
Fernanda, existe o preconceito étnico e social.
ExcluirFico inojada com imagens desse tipo,pois vejo que não ficaram no passado. Nos dias atuais os negros ainda vivem amarrados pelo preconceito, pela discriminação e pela desigualdade social, que na
ResponderExcluirmaioria das vezes,os impedem de erguer a cabeça e reagir como se deve. Triste.
Kelly, infelizmente nem todos tem seu conhecimento e sua sensibilidade para enxergar esse legado vergonhoso da nossa História.
Excluir