A crise política que estamos vivenciando aflorou em grande parte da sociedade obscuros e odiosos sentimentos, e fez cair a máscara da dissimulação. O rotulo de "cidadão de bem" tornou-se o símbolo da hipocrisia reinante na nossa sociedade.
VOU UTILIZAR DOIS FRAGMENTOS DO POEMA DO GRANDE POETA PORTUGUÊS PARA DESCREVER O "CIDADÃO DE BEM", FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS.
"TODA A GENTE QUE EU CONHEÇO E QUE FALA COMIGO
N
TEVE UM ATO RIDÍCULO, NUNCA SOFREU ENXOVALHO,
NUNCA FOI SE PRÍNCIPE - TODOS ELES PRÍNCIPES - NA VIDA"...
Essa estrofe do poema, descreve literalmente o típico "cidadão de bem". Procura passar uma imagem de perfeição, só mostra para os outros aquilo que lhe é conveniente, é o arauto da moral e dos bons costumes.
"Cidadão de bem" é um predicado subjetivo, tornou-se mais um mito da nossa sociedade hipócrita.
MITO: O "CIDADÃO DE BEM",
ARRE, ESTOU FATO DE SEMIDEUSES!
ONDE É QUE HÁ GENTE NO MUNDO?
"ENTÃO SOU SÓ EU QUE É VILE ERRÔNEO NESTA TERRA?
Aqui há indignação em relação a falsidade humana. O "cidadão de bem" vive de aparências, ou seja, sua postura altiva, seu comportamento, nunca comprometem a sua imagem pública. É um hipócrita contumaz.
ESSA VISÃO SIGNIFICA SE O "CIDADÃO NÃO É DE BEM", ELE É "CIDADÃO DO MAL". ISSO É UMA INTERPRETAÇÃO SIMPLISTA, MANIQUEISTA, FRUTO DA IGNORÂNCIA. O HOMO SAPIENS É COMPLEXO DE MAIS PARA SER DEFINIDO ASSIM. SOMOS UM MOSAICO DE IDEIAS, CULTURA, ETNIAS, CRENÇAS. VAMOS REPENSAR, DIALOGAR, PROCURAR ENTENDER O OUTRO. SÓ ASSIM, O CONVÍVIO SOCIAL TORNARÁ POSSÍVEL, CIVILIZADO.
iste "cidadão de bem". Exi
sim, dão.
Ser cidadão é estar comprometido com a sociedade, com o outro, ter consciência das suas ações, respeitar o espaço de cada um, a pluralidade de pensamento, crença e condição material. O verdadeiro cidadão, busca o bem comum, a harmonia social e não rótula o outro por ser diferente.
"CIDADÃO DE BEM"
É UM CONCEITO FRUTO DA INTOLERÂNCIA, DA NÃO COMPREENSÃO DO OUTRO NO ASPECTO CULTURAL, ÉTNICO E DE IDEIAS.
QUEM SOU EU?
Sou um ser ínfimo da natureza. Não sou: direita, esquerda, capitalista, comunista, anarquista, católico, protestante, budista, hinduísta, muçulmano, ateu extremista, liberal, democrata... Não sou nada. Sou uma micro e invisível partícula nesse infinito universo.
QUANDO O SER HUMANO RECONHECER SUA INSIGNIFICÂNCIA, DEIXAR O PEDESTAL DA ARROGÂNCIA, DESCER OS DEGRAUS PARA HUMILDADE, TRILHAREMOS O CAMINHO PARA UM MUNDO MELHOR. SERÁ QUE É POSSÍVEL? NÃO TENHO A RESPOSTA. NÃO SEI DE NADA!
"NÃO SOU NADA.
NUNCA SEREI NADA.
NÃO POSSO QUERER SER NADA.
À PARTE ISSO, TENHO EM MIM
TENHO TODOS OS SONHOS DO MUNDO.
(FERNANDO PESSOA)
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA O ATOR OSMAR PRADO (LOBATO) DECLAMAR COM MASTRIA FERNANDO PESSOA NA NOVELA O CLONE. MUITO BOM!!!
☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.