Pular para o conteúdo principal

"CIDADÃO DE BEM": MITO DO MORALISMO CRISTÃO.

A crise política que estamos vivenciando aflorou em grande parte da sociedade obscuros e odiosos sentimentos, e fez cair a máscara da dissimulação. O rotulo de "cidadão de bem" tornou-se o símbolo da hipocrisia reinante na nossa sociedade. 
VOU UTILIZAR DOIS FRAGMENTOS DO POEMA DO GRANDE POETA PORTUGUÊS PARA DESCREVER O "CIDADÃO DE BEM",  FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS.
"TODA A GENTE QUE EU CONHEÇO E QUE FALA COMIGO
N
TEVE UM ATO RIDÍCULO, NUNCA SOFREU ENXOVALHO,

NUNCA FOI SE PRÍNCIPE - TODOS ELES PRÍNCIPES - NA VIDA"...

Essa estrofe do poema, descreve literalmente o típico "cidadão de bem". Procura passar uma imagem de perfeição, só mostra para os outros aquilo que lhe é conveniente, é o arauto da moral e dos bons costumes. 
"Cidadão de bem" é um predicado subjetivo, tornou-se mais um mito da nossa sociedade hipócrita.

MITO: O "CIDADÃO DE BEM", 
É O DEFENSOR DA MORAL E DOS BONS COSTUMES E FAMÍLIA CRISTÃ.

ARRE, ESTOU FATO DE SEMIDEUSES!
ONDE É QUE HÁ GENTE NO MUNDO?
"ENTÃO SOU SÓ EU QUE É VILE ERRÔNEO NESTA TERRA?

Aqui há indignação em relação a falsidade humana. O "cidadão de bem" vive de aparências, ou seja, sua postura altiva, seu comportamento, nunca comprometem a sua imagem pública. É um hipócrita contumaz.

ESSA VISÃO SIGNIFICA SE O "CIDADÃO NÃO É DE BEM", ELE É "CIDADÃO DO MAL". ISSO É UMA INTERPRETAÇÃO SIMPLISTA, MANIQUEISTA, FRUTO DA IGNORÂNCIA. O HOMO SAPIENS É COMPLEXO DE MAIS PARA SER DEFINIDO ASSIM. SOMOS UM MOSAICO DE IDEIAS, CULTURA, ETNIAS, CRENÇAS. VAMOS REPENSAR, DIALOGAR, PROCURAR ENTENDER O OUTRO. SÓ ASSIM, O CONVÍVIO SOCIAL TORNARÁ POSSÍVEL, CIVILIZADO.
iste "cidadão de bem". Exi
sim, dão. 
Ser cidadão é estar comprometido com a sociedade, com o outro, ter consciência das suas ações, respeitar o espaço de cada um, a pluralidade de pensamento, crença e condição material. O verdadeiro cidadão, busca o bem comum, a harmonia social e não rótula o outro por ser diferente.

"CIDADÃO DE BEM" 
É UM CONCEITO FRUTO DA INTOLERÂNCIA, DA NÃO COMPREENSÃO DO OUTRO NO ASPECTO CULTURAL, ÉTNICO E DE IDEIAS.
QUEM SOU EU?

Sou um ser ínfimo da natureza. Não sou: direita, esquerda, capitalista, comunista, anarquista, católico, protestante, budista, hinduísta, muçulmano, ateu extremista, liberal, democrata... Não sou nada. Sou uma micro e invisível partícula nesse infinito universo.

QUANDO O SER HUMANO RECONHECER SUA INSIGNIFICÂNCIA, DEIXAR O PEDESTAL DA ARROGÂNCIA, DESCER OS DEGRAUS PARA HUMILDADE, TRILHAREMOS O CAMINHO PARA UM MUNDO MELHOR. SERÁ QUE É POSSÍVEL? NÃO TENHO A RESPOSTA. NÃO SEI DE NADA!
"NÃO SOU NADA.
NUNCA SEREI NADA.
NÃO POSSO QUERER SER NADA.
À PARTE ISSO, TENHO EM MIM


TENHO TODOS OS SONHOS DO MUNDO.
(FERNANDO PESSOA)
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA O ATOR OSMAR PRADO (LOBATO) DECLAMAR COM MASTRIA FERNANDO PESSOA NA NOVELA O CLONE. MUITO BOM!!!

☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e...