Pular para o conteúdo principal

NÃO HÁ VAGAS: POEMA CRÍTICO DE CONTESTAÇÃO SOCIAL.


O poema Não há vagas, Ferreira Gullar aborda a temática social, retrata as aflições de uma população privada de suas necessidades básicas.
Ferreira Gullar, usa a poesia como instrumento político de contestação social, denúncia e conscientização.

Ferreira Gullar, tinha consciência e sensibilidade social, tanto que usou a poesia para tentar mudar a concepção do ser humano a respeito do mundo.

O poema Não há vagas, é uma voz impressa que ressoa conscientização e sensibilidade social.
Quando Gullar escreve "não cabe no poema" e sita uma lista, está se referindo a crítica social. Ele está fazendo uma critica a poesia que se fecha para as questões do dia-a-dia, que fogem de temas polêmicos, são indiferentes à vida, as aflições e o sofrimento das pessoas comuns.
Quando Gullar escreve "cabe no poema" ele está fazendo uma crítica a poesia que foca somente nas coisas que não existem na vida real ou são totalmente distantes do mundo concreto.

AO ESCREVER O POEMA NÃO HÁ VAGAS, FERREIRA GULLAR DEIXA UMA CRÍTICA E UM RECADO: A POESIA NÃO DEVE SE FURTAR ÀS QUESTÕES SOCIAIS. 

FERREIRA GULLAR EXERCEU COM MAESTRIA SUA ARTE.  COM SUA POESIA NOS MOSTROU A DIMENSÃO QUE A ARTE PODE ALCANÇAR.

☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️

Comentários

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...