Pular para o conteúdo principal

OS MEDOS DO REGIME (BERTOLT BRECHT): REFLEXÃO SOBRE O MOMENTO POLÍTICO ATUAL.

A DEMOCRACIA BRASILEIRA, O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO PEDE SOCORRO.
O candidatodo PSL, líder nas pesquisas, está tendo atitude similar aos ditadores fascistas. Ao enfraquecer as instituições democráticas, está preparando a cama para a implantação de um governo autoritário caso vença as eleições. Não há dúvidas que ele é um ditador no caminho fascista.
Estamos vivenciando um período sombrio similar a implantação do nazismo na Alemanha: inimigo interno identificado como sendo responsável por todas as mazelas do país (petistas), intolerância, ódio as minorias, aniquilação dos opositores vistos como inimigos.
Tudo indica, caso eleito, vá percorrer o mesmo caminho de Hitler. Ele assumiu o poder eleito e, via Parlamento, foi metamorfoseando as leis e transformando o Estado Democrático de Direito em um Estado autoritário.

DIANTE DESTE CONTEXTO SOMBRIO E PREOCUPANTE, DEIXO O POEMA  OS MEDOS DO REGIME (BERTOLT BRECHT).
ESPERO QUE O POEMA SERVIR DE ALERTA, POIS ABORDA O CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DO ESTADO NAZISTA ALEMÃO.
OS MEDOS SO REGIME

Um estrangeiro, voltando de uma viagem ao Terceiro Reich
Ao ser perguntado quem realmente governava lá, respondeu:
O medo.

Amedrontado
O erudito pára no meio de uma discussão e observa
Pálido, as paredes finas do seu gabinete. O professor
Não consegue dormir, preocupado
Com uma frase ambígua que o inspetor deixou escapar.
A velha senhora na mercearia
Coloca os dedos trêmulos sobre a boca, para conter
O xingamento sobre a farinha ruim. Amedrontado
O médico vê as marcas de estrangulamento em seu paciente, e cheiros de medo
Os pais olham os filhos como se olhassem para traidores.
Mesmo os moribundos
Amortecem a voz que sai com dificuldade,ao
Despedirem-se de seus parentes.

As vozes agudas dos que dão ordens
Têm tanto medo quanto os guinchos
Dos porcos a esperar a faca do açougueiro, e os mais gordos traseiros
Transpiram medo nas cadeiras de escritório.
Impelidos pelo medo
Eles irrompem nas casas e fazem buscas nos sanitários
É o medo que os faz
Queimar bibliotecas inteiras. Assim
O terror domina não apenas os dominados, mas também os dominadores.
O POEMA MOSTRA DE FORMA CRISTALINA O QUE NOS ESPERA.  VIVEREMOS NUM ESTADO DOMINADO PELO MEDO. OS OPRIMIDOS E OPRESSORES VIVERÃO ATORMENTADOS POR ESTE SENTIMENTO ANGUSTIANTE. 
O ROTEIRO DESSA HISTÓRIA SERA ESCRITO RECHEADO DE REPRESSÃO, TORTURA, VIOLÊNCIA, INTOLERÂNCIA, PRECONCEITOS DIVERSOS REVOLTA E LÁGRIMAS DE SANGUE.

EPÍLOGO
"Nós somos a maioria. Nós somos o Brasil de verdade”.
“A faxina agora será muito mais ampla, essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria”.
“Petralhada, vocês não terão mais vez na nossa pátria (…) Será uma limpeza nunca vista na história do Brasil”.
“Ou vocês se enquadram e se submetem às leis ou vão fazer companhia ao cachaceiro lá em Curitiba”.
“Nós ganharemos essa guerra”.

(Jair Bolsonaro-21/10/2018)
DISCURSO SIMILAR A RETÓRICA NAZI-FASCISTA.  ESTÁ EMBUTIDO NO DISCURSO DE FORMA BEM CLARA O ÓDIO, A INTOLERÂNCIA, O EXPURGO DOS OPOSITORES VISTOS COMO INIMIGOS. ESTAMOS CAMINHANDO PARA ESTA DIREÇÃO, INFELIZMENTE!
O CAMINHO DE VOLTA SERA ÁRDUO, SOFRIDO E BANHADO DE SANGUE.

☠️☠️☠️SANDRO LUCAS☠️☠️☠️

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e