Pular para o conteúdo principal

🇿🇦🇿🇦CONHEÇA O APARTHEID ATRAVÉS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL SUL AFRICANO.🇿🇦🇿🇦

🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦
Na África do Sul, futebol e política andam de mãos dadas. Em um país onde a cor da pele determinava a escola, o transporte, o atendimento no comércio e até o uso do banheiro, no futebol não seria diferente. Saiba como o esporte mais popular do mundo explica décadas de segregação racial na maior potência africana 
🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦
SÉCULO XIX-XX (ANOS 40 E 50)
O APARTHEID iniciou oficialmente em 1948, mas desde o século XIX vinham sendo criadas ligas de futebol exclusivas para brancos e negros. As ligas separadas desenvolveram-se de forma desigual: a liga dos negros, apesar das condições sociais, tinham seus estádios abarrotados e exportava jogadores. A liga dos brancos não fazia o mesmo sucesso, na verdade, eles curtem mesmo é o rúgbi.
Os negros, mesmo melhores dentro de campo, eram atletas de segunda classe.
A África do Sul era representada na FIFA pelos bancos. Só eles eram convocados para a seleção nacional.
Nesse período, começou a exportação de craques negros para Europa.
🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦
SÉCULO XX-ANOS 60 E 70
Em 1956, por pressão da FIFA, a cláusula que impedia a convocação de negros foi excluída, mesmo assim, eles continuaram de fora.
A Confederação dos brancos conseguiu protelar e enrolar a FIFA por um tempo, mas foi suspensa pela entidade em 1961.
Nem assim, a questão racial alterou-se. Quando foi barrada nas Olimpíadas em 1970, o país cedeu timidamente: brancos e negros jogaram juntos, não no mesmo time, mas em times diferentes. Fato que não convenceu a FIFA, que expulsou o pais em 1976. Com isso, a África do Sul foi proibida de participar de competições internacionais até 1992.
🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦
SÉCULO XX- ANOS 80 E 90
Período de mudanças. Em 1984, Desmond Tutu, arcebispo sul africano, ganhou o Nobel da Paz por combater o apartheid; em 1990, Nelson Mandela, principal líder da luta contra o racismo foi libertado depois de 27 anos preso; e em 1992, acabou oficialmente o mais cruel sistema segregacionista da história, o apartheid.
O fim das leis segregacionista afetou diretamente o futebol. Por influência de Nelson Mandela, brancos e negros que só se enfrentavam em ocasiões especiais e cada um em seu time, uniram-se na Soufh África Football Associativo, e o país foi incluído nos torneios internacionais.
🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦
FUTEBOL E RESISTÊNCIA
Soweto, subúrbio pobre de Johnnesburg, foi o centro de resistência dos negros ao apartheid.
Diante da discriminação, repressão e violência, o futebol criou um novo jeito de protestar: torcer.
A popularidade do "esporte dos negros" incomodava o regime.
Em 2004, a África do Sul foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2010. Lógico, um país muito diferente daquele que fora banido do torneio por causa do regime de segregação.
A integração do futebol, é o retrato de uma nova África do Sul, de um novo começo.
Essa vitória é do povo sul africano. mas antes de tudo, é de Soweto.

FONTE: ARTIGO DE PAULO PASSOS
🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦🇿🇦

🇿🇦🇿🇦SANDRO LUCAS🇿🇦🇿🇦







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAP...

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ...

POR QUE O AMANTE É CHAMADO DE RICARDÃO E O MARIDO TRAÍDO DE CORNO E CHIFRUDO?

                                            PIADA-RICARDÃO E O MARIDO INOCENTE Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a mulher nua na cama respirando ofegante. Perguntou preocupado: - O que foi querida? Não está bem? - Acho que é um ataque do coração... - Respondeu ela. Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar o médico. Enquanto tentava discar, o filho chegou perto dele e avisou: - Pai, tem um homem pelado no banheiro. O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo. Ficou indignado: - Pelo amor de Deus, Ricardo. A minha mulher está enfartando, coitadinha, e tu aí a assustar as crianças!!!                                             ORIGEM DO NOME "RICARDÃO" Originou-se de um personagem de "Primo Ric...