Conheça um pouco das aflições de algumas vítimas de uma das maiores tragédias da história protagonizada pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial, 1939-1945.
AS CARTAS FORAM DISPONIBILIZADAS PELO MEMORIAL YAD VASHEM, QUE FICA NA CIDADE DE JERUSALÉM EM ISRAEL.
CARTA DE ISABELLA FODOR
TRADUÇÃO
Cara Sra Szmor,
Quem escreve esta carta é uma mãe perturbada que está sendo levada com sua família para um destino desconhecido. Você certamente já ouviu falar sobre a nossa situação atual - a mesma coisa que aconteceu na sua cidade, está acontecendo na nossa. Estou lhe enviando um documento de adoção da minha filhinha, em que eu a abandono para seu próprio bem. Desta forma, talvez ela seja salva e eles não a levem. Eu não tenho outra escolha. Eu te imploro, use este documento para que ela seja salva. Tente fazê-la entender que ela se converteu ao catolicismo e agora é crista, e precisa ser educada como tal. (...) Eu te imploro, ame-a como uma mãe, para que ela sinta minha ausência menos intensamente. Não diga a ela onde estou. Tenho certeza de que há muita coragem em sua jovem alma e muitas perguntas sem resposta.
03 de maio de 1944
Isabella e o marido, Cham Fodor, morreram em campos de extermínio pouco tempo depois (dois meses).
TRADUÇÃO
"Meu querido,
Com o coração partido, lhe informo que estamos indo para a fábrica de tabaco. O que posso dizer? Meu coração está à beira de quebrar. Você pode imaginar meu estado mental. Eu poderia suportar a mudança para a fábrica, mas sei que isso não terminará aí. Quase certamente, na próxima semana vamos embarcar nos vagões de gado e ir embora. Para onde? Só Deus sabe.
Imagine meu estado, e o sofrimento indescritível de nossas cinco criancinhas inocentes. Meu coração está prestes a quebrar. Eu choro noite e dia. Pois se você estivesse aqui conosco, talvez fosse mais fácil para nós. Agora meu querido, nos despedimos de você. Não sei se nos encontraremos novamente nesta vida. Ore ao bom Deus para ser misericordioso conosco, pois não podemos suportar esta situação por muito tempo...
Deus esteja com você. Cargas de beijos.
Sua esposa sofredora e os filhos
Bracha Igaz"
FOTO DE BRACHA IGAZ
Ela escreveu a carta ao marido em um gueto na Hungria, onde estava em cativeiro com os cinco filhos. Todos foram assassinados no Campo de Auschwitz.
CARTÃO POSTAL DE SUSAN E LILI
TRADUÇÃO
"Querido papai
Nós estamos bem Adeus
Susan e Lili".
FOTO DAS IRMÃS
Susan e Lili, que ao sentir profunda saudade de seu papai escreveram um cartão postal. Algum tempo depois as meninas foram assassinadas juntas com a mãe no Campo de Auschwitz.
O HOLOCAUSTO ESTÁ, SEM SOMA DE DÚVIDA, INCLUÍDO DENTRE AS MAIORES TRAGÉDIAS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
NÃO DEVE SER PERDOADO, NEM ESQUECIDO.
O HOLOCAUSTO ESTÁ, SEM SOMA DE DÚVIDA, INCLUÍDO DENTRE AS MAIORES TRAGÉDIAS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
NÃO DEVE SER PERDOADO, NEM ESQUECIDO.
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.