A industria da cultura do entretenimento, tem como objetivo interferir diretamente no tempo livre das pessoas destinado ao lazer com o propósito claro de alienação coletiva.
Tudo que é produzido é colocado no mercado como qualquer outra mercadoria. Vendem filmes, jornais, revistas, livros, peças de teatro, shows musicais, esportivos, etc.
A sociedade é bombardeada pela grande mídia com propagandas financiadas pela indústria, tornando o consumidor totalmente alienado. Ele compra o entretenimento igualmente quando compra um sapato.
O consumidor identifica-se com o que é da moda no momento. Frequenta lugares badalados, assisti filme, não por identificação, mas porque são condicionados pela indústria do entretenimento.
É um lazer padronizado que visa a obtenção de lucros econômicos e a alienação. Na verdade, é uma falsa sensação de prazer, pois tira do indivíduo a espontaneidade e a criatividade.
Hoje, as maiores formas de alienação do prazer coletivo são: televisão, futebol e outros esportes e os artistas fabricados pela indústria da cultura do entretenimento.
"A televisão me deixou burro, muito burro demais"
"Ô cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura"
(Televisão-Titãs)
A TELEVISÃO É O PRINCIPAL MEIO USADO PELO PODER ECONÔMICO PARA ALIENAR E AINHAR A SOCIEDADE AOS SEUS INTERESSES CONDUZINDO-A COMO GADO PARA O MATADOURO.
O lazer tornou-se uma grande fonte de lucro para o mercado, ao mesmo tempo, uma forma eficaz de alienar o cidadão, de levá-lo a esquecer o essencial: os problemas que afetam diretamente sua vida social e econômica.
JOGO DO CRUZEIRO E ATLÉTICO MINEIRO
_ O TIME GANHA: O CIDADÃO FICA FELIZ
_ O TIME PERDE: PARECE QUE O MUNDO DESABOU, REVOLTA, VIOLÊNCIA...
_ MAS NA PRÁTICA, NADA DISSO FAZ DIFERENÇA NA VIDA DELE.
SANDRO💀LUCAS
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.