Pular para o conteúdo principal

REVOLUÇÃO RUSSA ATRAVÉS DAS PALAVRAS DE LEON TROTSKY


LEON TROTSKY, UM DOS PRINCIPAIS LÍDERES DA REVOLUÇÃO RUSSA COMANDANTE DO EXÉRCITO VERMELHO. FOI FUNDAMENTAL PARA VITÓRIA DA REVOLUÇÃO 


"A terra o gado, as galinhas e o moinho tomavam todo o tempo de meus pais; não sobrava nenhum para nós. As estações se sucediam, uma depois da outra, e ondas de trabalho varriam o afeto familiar"
TROTSKY, em Minha vida, descrevendo sua infância na Ucrânia.

"A não era fácil na Sibéria e minha fuga dobraria a carga de Alexandra Lvovna. Mas ela refutou essas objeções com duas simples palavras: "Você deve".
Para ela, o dever para com a revolução suplantava qualquer outra coisa, especialmente as relações pessoais"
TROTSKY, comentando a reação de sua mulher diante de sua fuga da Sibéria, em 1902.

"A revolução é uma expressão da impossibilidade de se reconstituir a sociedade através de métodos nacionalista.
Os argumentos da razão são impotentes contra os interesses materiais"
(TROTSKY)


"Aos olhos de Lênin, a sombra invisível das classes dominantes cobria toda a cultura humana, uma sombra que, para ele, era tão real quanto a luz do dia"
TROTSKY, relembrando o primeiro dia de sua estada em Londres, em 1902.

"De acordo com a nova filosofia de Lênin, basta que o proletariado frequente a escola das fábricas para que seja capaz de dar aulas de disciplina política à intelligentsia, a qual, vem representando o papel principal do partido"
TROTSKY, em 1904, criticando o conceito de Lênin e dos bolcheviques a respeito da liderança do partido 

"Enquanto o ponto de vista tradicional afirmava que o caminho para a ditadura do proletariado passava por um longo período de democracia, a teoria da revolução permanente estabelece que, no caso de países pouco desenvolvidos, o caminho para a democracia passa através da ditadura do proletariado"
TROTSKY, resumindo sua teoria da revolução permanente, formulada em 1906, durante o tempo que estava preso.


"Sem a colaboração política direita do proletariado europeu, a classe operária da Rússia não será capaz de conservar seu poder e de transformar uma supremacia temporária em uma ditadura socialista permanente"
(TROTSKY)

"Apelamos para a vigilância e para a coragem dos trabalhadores, soldados e camponeses de toda Rússia. Petrogado está em perigo! A revolução está em perigo! A nação está em perigo! O governo está agravando esse perigo. E os partidos governantes o ajudam. Somente o povo pode salvar o país. Voltamo-nos para o povo! Todo poder aos Sovietes!
Toda terra ao povo!
TROTSKY, em 07 de outubro de 1917, denunciando o Governo Provisório e conclamando-o para uma revolução bolchevique.

"Nós nos perguntávamos ser um país tão desesperado, tão devastado, ainda teria forças para apoiar um novo regime e para preservar sua independência. Não havia alimento. Não havia Exército. As ferrovias estavam totalmente desorganizadas. A máquina do Estado apenas estava começando a tomar forma. Conspirações estavam sendo tramadas por todos os cantos.
TROTSKY, comentando os problemas que os bolcheviques enfrentaram em 1918.


"Confesso que me senti como se estivesse sendo levado para uma câmara de tortura. Estar entre pessoas desconhecidas e estrangeiros sempre despertou meus temores; e aconteceu especialmente nessa ocasião".
TROTSKY, lembrando como se sentiu durante as negociações com os alemães em Brest-Litovsk.

"Agora nos pedem que renunciemos à vitória, que façamos um acordo. Com quem? Sois uns miseráveis indivíduos isolados. Estais falidos. Vosso tempo já passou. Ide para o lugar ao qual pertences de agora em diante: a lata de lixo da história".
TROTSKY, respondendo aos apelos dos mencheviques para formar um governo de coalizão, logo depois da Revolução Bolchevique.

"No que suas táticas diferem das táticas do czarismo? Nós perguntam os papas do liberalismo... Será que vocês não entendem, Santos homens? Nós vamos explicar: a gendarmeria czarista perseguia os trabalhadores que lutavam pela ordem socialista. Nossas Comissões Extraordinárias eliminam proprietários de terras, capitalistas e generais que estão lutando para restaurar a ordem capitalista".
TROTSKY, em terrorismo e comunismo.


"Lênin já não existe... Estas palavras caem sobre nós como uma rocha gigantesca cai ao mar. Como podemos acreditar nisso? Como poderemos algum dia nós reconciliar com isso?
TROTSKY, em telegrama enviado ao Kremlin em 25 de janeiro de 1924.

"Idealistas e pacifistas sempre acusam a revolução de excessos. A verdade é que esses excessos são a própria natureza da revolução, a qual em si mesma nada mais é que um excesso da História. Baseando-se nisso, quem quiser pode rejeitar a revolução como um todo. Eu não rejeito. Nesse sentido, eu assumo integral responsabilidade pela repressão ao levante de Kronstadt".
TROTSKY, referindo-se às brutal repressão do levante dos marinheiros de Kronstadt.

"Meu trabalho foi feito sob condições inacreditáveis. Não é exagero afirma que grande parte da energia criativa de Stalin e seu assistente Molatov era destinada a organizar a sabotagem ao meu redor".
TROTSKY, comentando os problemas que enfrentou como membro do Conselho Superior de Economia.


"A autocracia burocrática deve dar lugar à democracia dos Sovietes. A restauração do direito de crítica e da genuína liberdade de voto é a condição necessária para que, no futuro, o país possa se desenvolver. Isso pressupõe um restabelecimento da liberdade dos partidos soviéticos, a começar pelo bolchevique, e o renascimento dos sindicatos.
TROTSKY, em A Revolução Traída.

"A experiência de minha vida não apenas deixou intacta a fé que sempre tive no futuro claro e brilhante para a humanidade, como lhe deu uma têmpera indestrutível. Essa fé na razão, na verdade, na solidariedade humana eu preservei completa e totalmente. Ela se tornou mais madura, mas não menos ardente.
TROTSKY, discursando em 1937.

"Agentes da polícia secreta soviética rondam por todos os países do Velho e Novo Mundo à procura de suas presas. Não lhes falta dinheiro. O que significa para súcia dirigente gastar vinte ou cinquenta milhões de dólares a mais ou a menos para manter sua atividade e seu poder? Esses cavalheiros compram consciências humanas como saco de batatas".
(TROTSKY)

"Depois de liquidar as forças anárquicas de sua sociedade, o homem deverá se dedicar a trabalhar em si mesmo. A humanidade deverá encarar a si própria como matéria bruta, ou melhor das hipóteses, como um produto físico e psicologicamente semi-acabado. O socialismo representará a transição do reino da necessidade para o reino da liberdade, fazendo com que o homem contemporâneo, com todas as suas contradições e desarmonias, abra caminho para uma raça nova e mais feliz".
TROTSKY, no seu último discurso público, feito em Copenhague, em 1932.


LEON TROTSKY, APÓS A MORTE DE LÊNIN, PERDEU A LUTA PELO PODER PARA STALIN. FOI PRESO, TORTURADO, PERSEGUIDO E EXECUTADO A MANDO DE STALIN NO MÉXICO EM 1942.

💀 SANDRO LUCAS 💀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ