Pular para o conteúdo principal

FAIXA DE GAZA, DISPUTA SANGRENTA, INTERMINÁVEL.


Há décadas, a Faixa de Gaza é o epicentro da briga sangrenta entre Judeus e Árabes Palestinos, tornando o Oriente Médio um barril de pólvora. 


FAIXA DE GAZA
Corresponde a um fragmento do território destinado à população Árabe residente na Palestina, de acordo com a divisão proposta pela ONU em 1947.

Conheça de forma sucinta a briga pela Faixa de Gaza.

A PARTILHA DA PALESTINA
1947-1949
A ONU realiza a partilha da Palestina para criação do Estado Judeu. Países contrários entram em guerra contra Israel. Os Judeus vencem, mas a Faixa de Gaza fica sobre o controle do Egito e vira o destino mais comum de refugiados palestinos.

GUERRA DOS SEIS DIAS
JUNHO/1967
Yitzhak Rabin, chefe do Estado-Maior de Israel, comanda a Guerra dos Seis Dias, uma campanha que conquista a Cisjordânia e a península do Sinai, depois devolvida. A Faixa de Gaza fica sob a batuta de Israel, que realiza assentamentos a partir de 1970.

ENTIFADA
9/DEZEMBRO/1987
A morte de palestinos num acidente com um caminhão do Exército de Israel é o estopim para a primeira Intifada, revolta Palestina. Em um ano, há 321 mortes, 290 civis palestinos. Neste período surge o grupo terrorista Hamas.

ACORDO DE PAZ
13/SETEMBRO/1993
O ex-combatentes Rabin e o "ex-terrorista" Arafat chegam a um acordo para a devolução da Faixa de Gaza. Com a morte de Rabin, o processo de paz desanda. Em 2002, começa a construção de um muro de proteção entre Israel e a Cisjordânia.
A RETIRADA
AGOSTO/2005
Judeus são retirados de 21 assentamentos em Gaza, que é devolvida aos palestinos. Diante da resistência da maioria, 40 mil policiais e soldados do Exército de Israel são mobilizados. As famílias recebem 930 milhões de dólares de indenização.

PAZ DISTANTE
A paz só será possível e alcançada quando:

Israel aceitar a criação de um Estado Soberano para os palestinos, o fim do bloqueio à Faixa de Gaza.

Grupos palestinos, principalmente o Hamas, renunciarem a violência e reconhecerem o Estado de Israel.

Podemos colar neste imbróglio a cidade Santa e sagrada para ambos, Jerusalém.

FATORES HISTÓRICOS, GEOPOLÍTICOS, RADICALISMO DE AMBOS, TORNAM O PROCESSO DE PAZ PARA REGIÃO UM SONHO DISTANTE.

IMAGENS SOBRE O CONFLITO









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e