"A HUMANIDADE SE DIVIDE EM DUAS:
OS SENHORES E ESCRAVOS;
AQUELES QUE TÊM O DIREITO DE MANDO,
E OS QUE NASCERAM PARA OBEDECER".
(ARISTÓTELES)
Não há uma única região do planeta que em algum momento não tenha abrigado essa Instituição.
Na verdade, a escravidão foi universal ao longo de toda História humana.
Além da escravidão no período colonial, a mão de obra escrava foi alicerce de todas as antigas civilizações, incluindo a egípcia, a grega e a romana.
O filósofo grego Aristóteles era senhor de escravos. Personagens históricos que destacaram-se na luta pela liberdade estão intimamente ligados a escravidão.
Thomas Jefferson, segundo qual todos seres humanos nascem livres, era senhor de escravos.
O pensador John Lock, humanista responsável pelo conceito de liberdade na História moderna, era acionistas da Royal African Company, criada com um único propósito de traficar escravos.
No século XIX, até os índios Cherokees nos Estados Unidos da América tinham plantações de algodão cultivadas por escravos africanos.
As marcas da escravidão podem ser observadas na Grande Muralha da China, construída com o trabalho forçado com cerca de 1 milhão de escravos.
Nos 639 minúsculos diamantes da imperial 👑 de D. Pedro II, exposta no Museu Imperial de Petrópolis, garimpados por escravos em Minas Gerais e outras regiões.
Nas pirâmides do Egito; nas ruínas do Coliseu, em Roma; nos Jardins da Babilônia, no atual Iraque; nos campos de batalha na Guerra Civil Americana; nas minas de ouro, nos engenhos, nos cafezais do Brasil.
A escravidão nem sempre foi ligada a uma "raça" ou uma cor de pele. Só no final do século XVII a população de escravos negros tornou-se majoritária.
Até então, pessoas de todas as cores, religiões, culturas, eram passíveis de serem escravizadas.
Com escravidão no Novo Mundo, pela primeira vês, a escravidão tornou-se sinônimo da cor de pele negra, origem da segregação racial e do preconceito.
1_ Captura na guerra.
2_ Sequestro.
3_ Pagamento de taxas ou tributos.
4_ Quitação de dividas.
5_ Punição por crimes.
6_ Abandono ou venda de crianças.
7_ Nascimento em uma família cativa, ou seja, escravidão hereditária.
Se fossem aplicados os critérios internacionais usados atualmente para definir "trabalho análogo ao de escravidão",
que incluem, por exemplo, privação do direito de ir e vir, prestação de serviços em condições degradantes e sem remuneração adequada, a imensa maioria dos seres humanos poderia ser enquadrada nessa categoria até pelo menos no século XVIII.
Comentários
Postar um comentário
SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.