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RACISMO, CONSEQUÊNCIA DA ESCRAVIDÃO AFRICANA NO NOVO MUNDO.

Uma das características que diferencia a escravidão no Novo Mundo de todas as demais formas anteriores de trabalho compulsório é o nascimento de uma ideologia racista, que passou a associar a cor da pele à condição de escravo.
SeAs raízes dessa ideologia, que perpétua entre nós, são de natureza teológica, filosófica e, diversas vezes, resultante de observações supostamente científicas.
Segundo esse aglomerados de ideias, com objetivo claro de justificar o tráfico e a escravidão africana, o negro seria naturalmente selvagem, bárbaro, idólatra, preguiçoso, de inteligência limitada, canibal, promíscuo.
Sendo assim, sua vocação natural seria o cativeiro, onde viveria sob julgo dos brancos, podendo, a partir daí, alcançar um novo patamar civilizatório.


Corrente teológica mais antiga para justificar a escravização dos negros africanos, baseada em um trecho da Bíblia (capítulo  nove do livro de Gênesis).
Certo dia, Noé embriagou-se e dormiu sem roupa dentro da sua tenda.
Cam, seu filho mais novo, viu a nudez do pai e, em vez de cobri-lo com o manto, correu para contar aos dois irmãos.
Ao acordar e ouvir a história, lançou uma maldição contra a descendência de Cam, citando especificamente seu neto Canaã: "Maldito seja Canaã". Que tornou-se o último dos escravos de seus irmãos.
Os descendentes de Canaã teriam ido para África, onde tornariam-se escravos
até os fins dos tempos.
Durante 350 anos de escravidão no Novo Mundo, teólogos, pregadores, usaram a "maldição de Cam" para defender a escravização dos africanos.

"É A MESMA GERAÇÃO DOS PRETOS QUE NOS SERVEM; E, APROVANDO DEUS ESSA
MALDIÇÃO, FOI CONDENADA (ÁFRICA) À ESCRAVIDÃO E CATIVEIRO".
(JORGE BENCI, JESUÍTA ITALIANO)
NA FILOSOFIA, DIVERSOS PENSADORES SUSTENTARAM  A IDEIA DA INFERIORIDADE DO NEGRO EM RELAÇÃO AO BRANCO.
NA VISÃO DESSES FILÓSOFOS, SERIA UMA
INFERIORIDADE NATURAL
"EU SUSPEITO QUE OS NEGROS, SEJAM NATURALMENTE INFERIORES  AOS BRANCOS.
NUNCA HOUVE ENTRE ELES NAÇÃO
ALGUMA TÃO CIVILIZADA QUANTO ENTRE OS BRANCOS.
NENHUM GRANDE INVENTOR ENTRE ELES,
NENHUMA ARTE, CIÊNCIA".
"OS OLHOS REDONDOS, O NARIZ ACHATADO, OS LÁBIOS SEMPRE GROSSOS,
O FORMATO DIFERENTE DAS ORELHAS, O CAPELO ENCRESPADO NA CABEÇA, E
MESMO SUA CAPACIDADE MENTAL ESTABELECEM UMA PRODIGIOSA DIFERENÇA ENTRE ELES E AS OUTRAS ESPÉCIES DE SERES HUMANOS".
"OS NEGROS AFRICANOS NÃO RECEBERAM DA NATUREZA QUALQUER INTELIGÊNCIA QUE OS COLOQUE ACIMA DA TOLICE. PORTANTO, A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS RAÇAS, NEGRA E BRANCA, É MUITO SUBSTANCIAL. A DISTÂNCIA NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FACULDADES MENTAIS PARECE SER TÃO GRANDE QUANTO A DA COR DA PELE".
"A ÁFRICA NÃO DEU QUALQUER CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA À HISTÓRIA DO MUNDO".
"A FALTA DE CONTROLE DISTINGUE O CARÁTER DOS NEGROS".
"ESSA CONDIÇÃO INCAPACITA O DESENVOLVIMENTO E A CULTURA".
"A ÚNICA E ESSENCIAL LIGAÇÃO QUE EXISTIU E PERMANECEU ENTRE NEGROS E EUROPEUS É AQUELA DA ESCRAVIDÃO".
Outra motivação de natureza estética e psicológica para o racismo contra os negros durante o regime escravista, é a conotação negativa sempre atribuída a cor preta em diversas culturas.

"O BRANCO É O SÍMBOLO DA DIVINDADE OU DE DEUS. O PRETO É O SÍMBOLO DA ESCURIDÃO, E A ESCURIDÃO EXPRESSA TODOS OS MALES.
A COR ESCURA SIGNIFICA O CAOS, A FEIURA, O PECADO".
(JACQUES NICOLAS PAILLOT, PINTOR FRANCÊS)









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