Pular para o conteúdo principal

RADIOGRAFIA DO PROCESSO INQUISITÓRIO DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO.

EM RELAÇÃO A TORTURA, INFLIGIR DOR, 
SOFRIMENTO AO SER HUMANO, HISTORICAMENTE A IGREJA CATÓLICA É IMBATÍVEL.
TUDO EM NOME DE DEUS.

A Inquisição foi um instrumento punitivo da Igreja. Tinha a função de assegurar o monopólio da Instituição sobre a fé cristã, além de manter o controle e a submissão da sociedade.

PROCESSO INQUISITÓRIO
DENÚNCIA
O denunciante tinha sua identidade preservada.
O pobre do acusado não sabia nem mesmo qual era a denúncia,
o que o levava a confessar outros crimes que porventura tivesse cometido.

INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO
De acordo a gravidade do crime, heresia, examinava-se que tipo de pena o herege poderia sofrer.

PRISÃO
Nós casos mais graves, o herege era condenado à prisão, o que dava início ao processo inquisitório.

SEQUESTRO DE BENS
Nós casos de judaísmo, por exemplo, havia o confisco dos bens dos acusados, feitos por funcionários do Santo Ofício.

INQUIRIÇÃO DE TESTEMUNHAS
Eram convocadas testemunhas de defesa e de acusação do réu.

INQUIRIÇÃO DO RÉU
Na Mesa do Tribunal, o pobre do acusado, frágil perante o Tribunal, passava por várias sessões em que era obrigado a dizer o lugar onde nasceu, idade, profissão, mencionar relações familiares, amigos e inimigos.

PREPARAÇÃO PARA TORTURA
Quando recuava-se a assumir a culpa, o suposto herege era obrigado a assinar um termo em que tomava conhecimento dos castigos que iria sofrer.

EXAME DE CONSCIÊNCIA E TORTURA
O suposto herege era obrigado a confessar suas culpas, mas, caso recusasse ou não convencesse os inquisidores, era submetido à tortura.

MESA DO DESPACHO
Depois de reunidas as provas, as confissões espontâneas, a Mesa emitia opinião sobre a culpa do réu.

SENTENÇA
Após a avaliação da culpa, decidia-se qual a pena cabível, que poderia ser um castigo espiritual, flagelo, degredo, prisão e trabalhos forçados, confisco dos bens,etc.

AUTO DE FÉ
Consistia na leitura e na execução da sentença,
resultando em morte na fogueira.


TORTURA-ME
EMPALA-ME, ATRAVESSA MEU CORPO
DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA COM
UMA ESTACA

AFLIJA-ME DOR
SOFRIMENTO INSUPORTÁVEL, INIMAGINÁVEL, INDESCRITÍVEL
PURIFICA OS PECADOS

QUIMA-ME
NA FOGUEIRA INQUISITÓRIA, SANTA
MINHA ALMA PECAMINOSA EM GRITOS DE DESESPERO, DOR
ABANDONA MEU CORPO PURIFICADA

DOR, SOFRIMENTO, REDENÇÃO
PARAÍSO

(SANDRO LUCAS)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ