Pular para o conteúdo principal

MALALA YOUSAFZAI, ATIVISTA PAQUISTANESA.

"Eles acharam que as balas nos silenciaram. Mas erraram."

MALALA Yousafzai nasceu em 1997, no vale do Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão. Seus pais eram muçulmanos sunitas da etnia pashtun, que administravam as escolas da região. Ainda muito jovem, Malala ganhou projeção como defensora dos direitos humanos, particularmente com relação às mulheres e à educação. Aos onze anos, começou a escrever um blog para BBC sobre a vida numa região controlada pelo Talibã, um movimento militante sunita que usa a violência para impor uma interpretação radical da lei islâmica, incluindo a negação da educação às meninas.

Malala ganhou destaque em Class Dismissed, um documentário do Theo New York Times de 2010, e logo se tornou amplamente conhecida, concedendo entrevistas à mídia em todo mundo.

Em outubro de 2012, um atirador do Talibã subiu no ônibus escolar em que Malala se encontrava e lhe deu um tiro na cabeça. Embora gravemente ferida, ela se recuperou totalmente após um tratamento em Birmingham, no Reino Unido, aonde depois regressou para frequentar a escola.

Em 12 de julho de 2016, em seu aniversário de dezesseis anos, Malala foi a principal oradora no evento "Youth Takeover" promovido pela ONU em Nova York.

Em 2014, Malala tornou-se a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz.

Em seu pronunciamento nas Nações Unidas, Malala manteve-se quase perfeitamente ereta, ela falou com serena confiança e dignidade sob olhares do mundo inteiro. Sua mensagem centrou na educação. Sua importância e o direito de todos a recebê-la.

Fragmentos do seu inesquecível discurso na ONU.

 "Caros irmãos e irmãs, lembrem-se de uma coisa. O dia de MALALA não é o meu dia. Hoje é o dia de todas as mulheres, de todos os meninos e de todas as meninas que ergueram a voz por seus direitos."

"Eu falo não por mim, mas para que os sem voz possam ser ouvidos."

"Os terroristas acharam que mudariam meus objetivos e freariam minhas ambições, mas nada mudou na minha vida exceto isto: a fraqueza, o medo e a desesperança morreram. A força, o poder e a coragem nasceram."

"Conclamamos nossas irmãs em todo mundo o mundo a serem corajosas, a abraçarem a força dentro de si e perceberem todo seu potencial."


SANDRO LUCAS HISTÓRIA

Comentários

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e